quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Jogos e Brincadeiras Japoneses (Olimpíadas Tokyo 2020)

1.Darumasan Ga Koronda


Descrição:

A Daruma-san Ga Koronda (tradução: o boneco Daruma-san tropeçou) é uma das brincadeiras mais populares no Japão, possui muita semelhança com a prática chamada no Brasil de "estátua", jogo famoso entre as crianças.

Como jogar:

Ela deve ser feita com um grupo de pessoas, e dentre essas, uma pessoa para ficar de cantador. O cantador deve ficar de frente para uma árvore (parede ou poste), pronunciando a música e os demais devem ficar ao redor, com o objetivo de chegarem até o cantador, porém, só podem se locomover enquanto o mesmo estiver cantando a cantiga. Se o cantador terminar, e olhar para atrás, alguém que esteja se mexendo deve voltar ao ponto inicial. Um fato interessante, é que ele pode enganar o grupo, pronunciando rapidamente ou lentamente a canção podendo também alternar entre os dois.



Contexto Histórico:

Daruma foi um sábio hindu fundador da religião Zen do budismo na China. Ele tinha como objetivo descobrir a verdade da vida e assim, buscou por muito tempo descobrir a resposta pra essa questão, sem alcançar nenhum resultado. Sendo assim, ele chegou a conclusão de que só descobriria isso através da meditação. Por isso, ele se sentou de frente para parede de um templo até alcançar a verdade sobre a essência da vida.

Tempos depois apareceu no Japão o boneco Daruma, que se tornou popular como um talismã de sorte e desejos. Esse boneco possui uma forma arredondada ou oval, não possui pálpebras, nem pupilas, nem pernas nem braços, se sentando na mesma posição do sábio.

Tempos depois surgiu uma brincadeira infantil chama Daruma-san Ga Koronda, que significa “O Boneco Daruma Tropeçou”. A ironia no nome desse jogo é que o boneco Daruma não tem como tropeçar estando sem pernas.



2. TAEKWONDO


O Taekwondo também pode ser praticado em casa com adultos e crianças, no link abaixo vemos um professor ensinar arte marcial de forma didática e educativa, e até mesmo para iniciantes que queiram aprender a modalidade em casa, são disponibilizadas as vídeos aulas que podem ser encontradas em canais do youtube de professores/profissionais qualificados.


Descrição: 


As lutas de Taekwondo envolvem muita destreza dos lutadores, sendo um esporte com chutes, socos e golpes, realizados por meio das técnicas de ataque e defesa. Essa prática oferece diversos benefícios ao corpo e à mente, tais como: melhoria da coordenação motora, do desempenho físico e da atenção.

O Taekwondo é composto de 10 faixas de treinamento coloridas que indicam a graduação ou o grau de experiência do participante. A faixa branca é utilizada pelos iniciantes e a preta pelos profissionais. Importante destacar que essa prática é dividida em Gubs, que corresponde a gradação das cores das faixas e estão relacionadas com a experiência do praticante. A partir da faixa preta é dividido em Dans, níveis dos praticantes avançados.


Como jogar: 


Em uma competição, o objetivo do Taekwondo é atingir o adversário com chutes e socos. Os pontos são marcados quando atingem os protetores usados pelos participantes. A disputada possui três rounds de dois minutos cada, com intervalo de um minuto de descanso entre os praticantes

Para vencer o Taekwondo, existem algumas possibilidades:

- Quem fizer o maior número de pontos nos três rounds. Se houver empate, a decisão será definida pelo primeiro que fizer um ponto no round adicional.

- Se houver uma vantagem de 12 pontos entre os rounds. Assim, se um dos lutadores estiver no segundo round a frente do outro em pontos, o combate é finalizado e nem acontece o terceiro round.

- Se nocautear o adversário com algum chute ou soco que impossibilita a continuação do combate.

- Se cometer uma falta grave, o participante é desclassificado e o outro automaticamente vence.


Contexto histórico:

O Taekwondo é uma arte marcial bastante influente na Coréia do Sul. Ele foi desenvolvido pelo mestre sul-coreano Choi Hong Hi, em 1955. Em coreano, a palavra significa "caminho dos pés e das mãos" através da força da mente e todas as suas atividades estão baseadas em táticas defensivas.
O Taekwondo integra uma das lutas consideradas como artes marciais e, embora seja visto dessa forma, a luta tem uma filosofia que valoriza a perseverança, a integridade, o autocontrole, a cortesia, o respeito e a lealdade entre os praticantes.

Os seus movimentos foram desenhados com o propósito de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um. Isso porque os exercícios do Taekwondo mantêm a confiança física e mental dos participantes.

Para os praticantes da arte, os exercícios se transformam em belos movimentos quando conjugados com o espírito. Para eles, o corpo inteiro é considerado uma arma, já que eles podem misturar velocidade e flexibilidade, usando mãos, pés, punhos, joelhos ou qualquer outra parte do corpo.

Taekwondo e as olimpíadas:

O Taekwondo passou a ser visto como um esporte com o acontecimento do primeiro campeonato nacional em 1964, na Coréia. A disputa teve a participação de mais de 200 atletas de 22 países. Esse acontecimento foi um passo decisivo para a divulgação do esporte mundo afora.

O esporte ganhou notoriedade a partir do momento que se expandiu para outros países. Em 1974, chegou a Ásia, em 1976, chegou até a Europa e ao Oriente médio e, em 1978, já estava sendo disputado em jogos Pan-Americanos.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970 com a chegada do mestre Song Min Choà cidade de São Paulo. Além disso, participou como esporte de exibição nas Olimpíadas de Seul, em 1988, e de Barcelona, em 1992. Ficou ausente dos Jogos de Atlanta que ocorreu em 1996, mas retornou no ano de 2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a valer medalhas.

O Taekwondo está incluso nas olimpíadas de 2021, sendo representado pelos lutadores brasileiros : Edival Pontes (-68kg), 23 anos, Ícaro Miguel (-80kg), 26, e Milena Titoneli (-67kg), 22



Por: Camila Lima de Souza

Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira, Geovana Costa e Silva e Renato Coelho.





Referencias:

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/diogo-silva/2021/07/28/taekwondo-em-toquio-teve-muita-zebra-e-resultados-inesperados.htm?cmpid=copiaecolahttps://coisasdojapao.com/2020/03/4-brincadeiras-japonesas-divertidas-para-ajudar-a-passar-o-tempo/https://pt-br.facebook.com/bleachfasbrasil/posts/694981400641105/https://www.google.com/search?q=daruma+San+Ga+Koronda&sxsrf=ALeKk03B_m353eSvM7uD0HiBrQPoy-B-DA:1629087665441&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj6vey82LTyAhUxrJUCHW-KDsEQ_AUoAXoECAEQAw https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/taekwondo





Um comentário: