Durante a reunião do LABBRINC UEG em 25 de agosto de 2015 foi realizada a discussão sobre o capítulo 03 do livro "Psicologia Pedagógica" de Vigotski. Novamente foi destacado o contexto histórico em que foi escrito o livro e quais as intenções do autor em organizar esta obra. O contexto era de um país em plena revolução social, onde a sociedade dominada pela elite czarista e caracterizada por profundas divisões de classe, estava sendo totalmente transformada, e em seu lugar se objetivava construir uma nova sociedade pautada nos valores comunistas de igualdade social e sem distinções de classes. Mas, segundo Vigotski, para a construção desta nova sociedade, era preciso também uma nova educação identificada com os interesses dos trabalhadores e de toda a classe proletária. Daí surge o livro "Psicologia Pedagógica" de L. S. Vigotski, cujo objetivo era de formação de novos professores de educação básica para uma nova sociedade que se estabelecia.
Vigotski toma como referencial para seus estudos o Marxismo, onde consegue apontar saídas e alternativas para a crise que se instalava na ciência positivista de sua época. Segundo Vigotski, com bases nos pressupostos marxistas, é impossível explicar a conduta humana exclusivamente do ponto de vista biológico. (VIGOTSKI, 2003, p.62). Utilizando-se do conceito de trabalho em Marx, Vigotski afirma que o homem através do trabalho foi capaz de adaptar a natureza a si, transformando-a e ao mesmo tempo sendo transformado, diferentemente dos demais animais da natureza, que já nascem adaptados à natureza. Através do trabalho, que é uma ação planejada e racional, o ser humano é capaz de regular e controlar os processos vitais entre si e a natureza, e incorporando à sua experiência "algo novo", que transformou o homem em um ser singular na natureza. Daí, através do trabalho, o homem se faz homem, e se transforma em cada agir consciente, planejado e sistematizado, que é o próprio trabalho.
"Acima de tudo, no comportamento humano - em comparação com a dos animais - observamos a utilização ampliada da experiência das gerações anteriores. O ser humano não aproveita apenas a experiência destas gerações na escala estipulada e transmitida pela herança física. Todos nós utilizamos na ciência , na cultura e na vida a enorme quantidade de experiência acumulada pelas gerações anteriores, que não é transmissível mediante a herança biológica. Em outras palavras, ao contrário dos animais, no ser humano existe uma história, e essa experiência histórica, essa herança não física, essa herança social, é o que o distingue do animal." (VIGOTSKI, 2003, p. 62)
Neste capítulo Vigotski busca decifrar o caráter consciente da conduta humana e tenta elucidar qual é a natureza psíquica da consciência. Para Vigotski a consciência é uma das formas mais complexas de organização do comportamento humano, e cita a expressão de Marx de "duplicação da experiência", referindo-se à consciência humana.
Vigotski então constrói a fórmula do comportamento humano através da seguinte representação matemática:
[1] reações hereditárias + [2] reações hereditárias x experiência pessoal (reflexos condicionados) + [3] experiência histórica + [4] experiência social + [5] experiência duplicada (consciência).
Segundo Vigotski os primeiros componentes [1] e [2] são comuns aos homens e animais, porém, a experiência pessoal, histórica, social e a consciência são características exclusivamente humanas, e surgem como pressuposto e também produto do trabalho humano. Assim sendo, torna-se inegável as características biológicas do ser humano, que se tornam o ponto de partido para a formulação das teorias vigotskianas, entretanto, as mesmas são insuficientes para explicarem os fenômenos do comportamento humano, como o da consciência, por exemplo.
"Portanto, o fator decisivo do comportamento humano não é só o fator biológico, mas também o social, que confere componentes totalmente novos à conduta do ser humano." (VIGOTSKI, 2003, p. 63)
PRÓXIMO ENCONTRO EM 08/09/2015 às 18h30 na SALA 12 UEG - campus GOIÂNIA ESEFFEGO