domingo, 15 de novembro de 2015
sábado, 12 de setembro de 2015
Relato da Reunião em 08/09/15
Neste encontro estiveram presentes alunos de graduação e egressos da UEG, assim como também professores da Rede Pública de Ensino e professores da própria UEG, onde todos(as) puderam contribuir grandemente nos debates e discussões sobre o texto de Vigotski: "A Brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança". A intenção é mesclar as leituras do Livro "Psicologia Pedagógica" de L.S. Vigotski com outros textos e artigos deste mesmo autor, observando as diferenças cronológicas de cada texto escrito pelo autor.
Neste texto, Vigotski descreve a importância do imaginário na vida da criança. O autor destaca que o mundo infantil não é um mundo à parte ou desconectado do real, mas que existe a partir do real, onde a criança não apenas repete o vivido, mas cria e recria o próprio vivido.
"A imaginação é o novo que está ausente na consciência da criança na primeira infância, absolutamente ausente nos animais, e representa uma forma especificamente humana de atividade da cosnciência; e como todas as funções da consciência, forma-se originalmente na ação."(p.25)
Para Vigotski todo jogo possui regras e também elementos do imaginário. As brincadeiras de faz-de-conta, por exemplo, possuem regras que são apropriadas através da própria vida social, os chamados códigos sociais são apropriados e internalizados pela criança em seu cotidiano e no próprio ato de brincar. Os jogos regrados, como o jogo de xadrez, que possui regras bastante rígidas, também possui elementos do imaginário em sua execução.
"(...) pois bem, recentemente, obtivemos a comprovação de que a chamada brincadeira pura com regras (do escolar e do pré-escolar até o fim desta idade) consiste, essencialmente, na brincadeira com situação imaginária, pois, exatamente da mesma forma como a situação imaginária contém em si, obrigatoriamente, regras de comportamento, qualquer brincadeira com regra contém em si a situação imaginária (...) Qualquer brincadeira com situação imaginária é, ao mesmo tempo, brincadeira com regras e qualquer brincadeira com regras é brincadeira com situação imaginária" (p.28)
Segundo Vigotski, a criança na chamada primeira infância age sempre em função do que vê, ou seja, suas ações ficam presas ao campo ótico (visual). Porém, já na idade pré-escolar, ocorrre uma reviravolta, pois a criança ao brincar consegue separar o campo ótico do campo semântico, separando de fato o objeto da idéia. O autor cita o exemplo da vassoura, que no brincar transforma-se em um cavalo para a criança, promovendo a ruptura entre objeto e significado. Tal fato decorre do desenvolvimento das funções simbólicas da criança, onde o brincar se torna elemento fundamental e relevante neste processo.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Relato da reunião LABBRINC em 25/08/2015
Durante a reunião do LABBRINC UEG em 25 de agosto de 2015 foi realizada a discussão sobre o capítulo 03 do livro "Psicologia Pedagógica" de Vigotski. Novamente foi destacado o contexto histórico em que foi escrito o livro e quais as intenções do autor em organizar esta obra. O contexto era de um país em plena revolução social, onde a sociedade dominada pela elite czarista e caracterizada por profundas divisões de classe, estava sendo totalmente transformada, e em seu lugar se objetivava construir uma nova sociedade pautada nos valores comunistas de igualdade social e sem distinções de classes. Mas, segundo Vigotski, para a construção desta nova sociedade, era preciso também uma nova educação identificada com os interesses dos trabalhadores e de toda a classe proletária. Daí surge o livro "Psicologia Pedagógica" de L. S. Vigotski, cujo objetivo era de formação de novos professores de educação básica para uma nova sociedade que se estabelecia.
Vigotski toma como referencial para seus estudos o Marxismo, onde consegue apontar saídas e alternativas para a crise que se instalava na ciência positivista de sua época. Segundo Vigotski, com bases nos pressupostos marxistas, é impossível explicar a conduta humana exclusivamente do ponto de vista biológico. (VIGOTSKI, 2003, p.62). Utilizando-se do conceito de trabalho em Marx, Vigotski afirma que o homem através do trabalho foi capaz de adaptar a natureza a si, transformando-a e ao mesmo tempo sendo transformado, diferentemente dos demais animais da natureza, que já nascem adaptados à natureza. Através do trabalho, que é uma ação planejada e racional, o ser humano é capaz de regular e controlar os processos vitais entre si e a natureza, e incorporando à sua experiência "algo novo", que transformou o homem em um ser singular na natureza. Daí, através do trabalho, o homem se faz homem, e se transforma em cada agir consciente, planejado e sistematizado, que é o próprio trabalho.
"Acima de tudo, no comportamento humano - em comparação com a dos animais - observamos a utilização ampliada da experiência das gerações anteriores. O ser humano não aproveita apenas a experiência destas gerações na escala estipulada e transmitida pela herança física. Todos nós utilizamos na ciência , na cultura e na vida a enorme quantidade de experiência acumulada pelas gerações anteriores, que não é transmissível mediante a herança biológica. Em outras palavras, ao contrário dos animais, no ser humano existe uma história, e essa experiência histórica, essa herança não física, essa herança social, é o que o distingue do animal." (VIGOTSKI, 2003, p. 62)
Neste capítulo Vigotski busca decifrar o caráter consciente da conduta humana e tenta elucidar qual é a natureza psíquica da consciência. Para Vigotski a consciência é uma das formas mais complexas de organização do comportamento humano, e cita a expressão de Marx de "duplicação da experiência", referindo-se à consciência humana.
Vigotski então constrói a fórmula do comportamento humano através da seguinte representação matemática:
[1] reações hereditárias + [2] reações hereditárias x experiência pessoal (reflexos condicionados) + [3] experiência histórica + [4] experiência social + [5] experiência duplicada (consciência).
Segundo Vigotski os primeiros componentes [1] e [2] são comuns aos homens e animais, porém, a experiência pessoal, histórica, social e a consciência são características exclusivamente humanas, e surgem como pressuposto e também produto do trabalho humano. Assim sendo, torna-se inegável as características biológicas do ser humano, que se tornam o ponto de partido para a formulação das teorias vigotskianas, entretanto, as mesmas são insuficientes para explicarem os fenômenos do comportamento humano, como o da consciência, por exemplo.
"Portanto, o fator decisivo do comportamento humano não é só o fator biológico, mas também o social, que confere componentes totalmente novos à conduta do ser humano." (VIGOTSKI, 2003, p. 63)
PRÓXIMO ENCONTRO EM 08/09/2015 às 18h30 na SALA 12 UEG - campus GOIÂNIA ESEFFEGO
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
PRÓXIMO ENCONTRO: 25/08/2015 - CAPÍTULO 03 DO LIVRO "PSICOLOGIA PEDAGÓGICA"
INFORME LABBRINC 2015:
O PRÓXIMO ENCONTRO LABBRINC SERÁ DIA 25 DE AGOSTO (próxima terça-feira), ÀS 18h30, NA SALA 12 DO CAMPUS GOIÂNIA ESEFFEGO - UEG.
NESTE PRIMEIRO, ENCONTRO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015, DAREMOS CONTINUIDADE AO ESTUDO DO LIVRO "PSICOLOGIA PEDAGÓGICA" DE L.S. VIGOTSKI, INICIANDO O ESTUDO A PARTIR DO CAPÍTULO 03 DESTE LIVRO.
O CAPÍTULO 03 DE "PSICOLOGIA PEDAGÓGICA" ENCONTRA-SE NO LINK ABAIXO, E PARA QUEM PREFERIR, ESTÁ DISPONÍVEL TAMBÉM NA COPIADORA EM FRENTE AO ESTACIONAMENTO DA ESEFFEGO PARA REPRODUÇÃO.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS(AS)!
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
segunda-feira, 29 de junho de 2015
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Apresentação de Trabalhos - LABBRINC em 14ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA
Trabalho N.º | 14727 |
Autor: | RENATO COELHO, MARLLOS DE SOUZA DUARTE |
Categoria: | Resumo |
Título: | O JOGO DE XADREZ É COISA SÉRIA? A BRINCADEIRA E O LÚDICO NO ENSINO DO JOGO DE XADREZ |
Tema: | Tema Único |
Resumo: | Resumo: Através de uma pesquisa participante, buscou-se introduzir o jogo de xadrez entre alunos de uma escola pública de Goiânia, de forma divertida, alegre e historicizada, resgatando elementos lúdicos através das antigas lendas e histórias sobre as origens do jogo de xadrez. As regras do jogo de xadrez foram apropriadas pelos alunos através de contação de histórias (lenda de Sissa), encenações teatrais e brincadeiras. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral a inserção do jogo xadrez numa escola pública de forma lúdica, crítica e historicizada. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram realizadas oficinas de xadrez na escola em conjunto com as aulas de matemática, onde introduzimos a lenda e a história do xadrez, bem como a prática e experimentação com o tabuleiro, para promoção de uma vivência de forma lúdica, prazerosa e historicizada. Com esta pesquisa participante foi possível resgatar o jogo do xadrez na escola pública através de sua lenda e história, demonstrando novas possibilidades criativas no ensino do xadrez escolar, fugindo do ensino tradicional, mecânico e tecnicista vigente. Através de uma abordagem historicizada, lúdica e crítica, pôde-se tornar a aprendizagem do xadrez um momento prazeroso, alegre e divertido, além de promover nos sujeitos envolvidos uma verdadeira tomada de consciência sobre temas importantes relacionados questões sobre gênero, divisão de classe, racismo, relações de poder e inclusão. |
Palavras Chave: | Jogo de xadrez. Lúdico. Escola. |
N.º Autores: | 1 |
DUARTE, MARLLOS DE SOUZA UEG - Universidade Estadual de Goiás | |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTQ3Mjc= | |
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Relato da Reunião em 23-06-2015
Por que a criança brinca? Essa é a pergunta central que Vigotski faz ao leitor em seu texto "A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança", explicando que a brincadeira infantil surge a partir dos desejos irrealizáveis dentro do mundo adulto, e que são satisfeitos através de uma ação imaginária e ilusória, a brincadeira.
Quando a criança pré-escolar deseja andar de cavalo, mas sabe da impossibilidade de realizar este seu desejo, então, ela começa a brincar com a vassoura, por exemplo, e este objeto, de forma imaginária, se torna um cavalo.
Para Vigotski, a criança na fase da primeira infância, não consegue diferenciar o campo visual do campo semântico. Já, a partir dos 03 anos (idade pré-escolar) a criança passa então a distinguir o campo visual e o semântico, ou seja, diferencia aquilo que vê (objeto) de seu significado (sentido).
"Isso torna-se possível em razão da divergência, que surge na idade pré-escolar, entre o campo visual e o semântico." (p. 26).
Para Vigotski o brincar infantil não é um lugar separado do real, ao contrário, para este autor a brincadeira e a própria situação real coincidem, sendo que as próprias regras do brincar advêm das regras do comportamento real.
"As ações da brincadeira que combinam com a situação são somente aquelas que combinam com as regras. " (p.27).
Para Vigotski qualquer situação imaginária vivenciada pela criança possui em si regras de comportamento, e também qualquer brincadeira com regras contem também situações do imaginário. Logo, para o autor a criança é livre, mas esta liberdade da criança é apenas ilusória.
Vigotski ressalta ainda que durante a chamada primeira infância, a força impulsionadora para a criança está nos objetos, e estes acabam determinando o seu próprio comportamento. Já na idade pré-escolar, isso de fato não acontece mais, pois os objetos em si acabam perdendo o seu poder impulsionador de outrora, já que a criança começa a agir de forma diferente em relação a tudo o que vê.
"Devido ao fato de, por exemplo, um pedaço de madeira começar a ter papel de boneca, um cabo de vassoura tornar-se um cavalo, a ideia separar-se do objeto, a ação, em conformidade com as regras, começa a determinar-se pelas ideias e não pelo próprio objeto." (p.30).
Segundo Vigotski, nessa guinada na relação entre ideia/objeto, a brincadeira cumpre um papel fundamental e proporciona a efetiva transição para isso. O objeto que antes possuía predominância, passa então, a partir deste chamado momento crítico, a ser um elemento subordinado ao sentido, e este por sua vez passa a ter predominância sobre o próprio objeto. Numa relação matemática, teríamos em um primeiro momento a fração OBJETO/SENTIDO representando a supremacia do campo visual sobre o semântico na primeira infância (0-3 anos). A fração se inverte quando surge o momento crítico, ou seja, quando o campo semântico (significados) supera o campo visual, criando uma nova relação SENTIDO/OBJETO, onde a partir de agora a criança passa a abstrair o próprio objeto, dando-lhe novos sentidos com base no imaginário.
"Dessa forma, na brincadeira, a criança cria a seguinte estrutura sentido/objeto, em que o aspecto semântico, o significado da palavra, o significado do objeto, e dominante e determina seu comportamento." (p.31).
objeto predominante objeto subordinado
OBJETO momento crítico SENTIDO
SENTIDO OBJETO
sexta-feira, 19 de junho de 2015
quinta-feira, 18 de junho de 2015
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Relato da reunião em 09/06/15
Telefone de lata - autor: Ivan Cruz |
Texto discutido: VIGOTSKI, L.S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais.Tradução: Zoia Prestes e colaboradores. junho/2008.
Neste encontro deu-se o início da análise e discussão do texto de Vigotski "A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança" com tradução de Zoia Prestes e colaboradores. A intenção é iniciar os estudos das idéias e obras do psicólogo russo L.S. Vigotski com um de seus textos clássicos sobre a brincadeira e a infância, para posteriormente recomeçar os estudos da primeira obra deste autor denominada "Psicologia Pedagógica".
Em seu texto, Vigotski propõe elucidar qual a gênese da brincadeira e também qual o seu conceito, e ainda procura decifrar qual o verdadeiro papel da brincadeira no desenvolvimento da criança. Vigotski aponta que a brincadeira não é a atividade predominante na infância, mas sim a atividade principal, ou seja, é a atividade de maior importância para a promoção do desenvolvimento da criança.
Vigotski desconsidera a definição de brincadeira pautado apenas na característica de satisfação da criança. Para ele, outras atividades podem propiciar maior satisfação à criança do que o próprio brincar. Por outro lado, o autor exemplifica que um jogo de regras pode não trazer satisfação à criança, pois ela pode perder o jogo e ter uma reação de insatisfação pelo resultado não alcançado. Sendo assim, para Vigotski a definição de brincadeira a partir do princípio da satisfação é um conceito errôneo.
Vigotski alerta também nos parágrafos iniciais de seu texto, o perigo em querer "intelectualizar" ao extremo a infância, e corrermos o risco em perder de vista ou generalizar os sentimentos, impulsos, necessidades, afetos e motivações que atuam na criança durante o brincar.
"Inclino-me a atribuir a essa questão um sentido mais geral, e penso que o erro de uma série de teorias é o desconhecimento das necessidades da criança; teorias que entendem essas necessidades num sentido amplo, começando pelos impulsos e finalizando com o interesse como uma necessidade de caráter intelectual. Resumindo, há desconhecimento de tudo aquilo que se pode reunir sob o nome de impulso e motivos relacionados à atividade (...) Pelo visto, qualquer deslocamento, qualquer passagem de um estágio etário para outro relaciona-se à mudança brusca dos motivos e dos impulsos para a atividade." (VIGOTSKI, 2008, p.24)
Para Vigotski, na idade pré-escolar surgem diferentes necessidades e impulsos importantes para o desenvolvimento da criança, e que originam o próprio brincar. É justamente na infância que, segundo Vigotski, afloram os desejos e tendências irrealizáveis, onde as satisfações imediatas das crianças são frustradas através do adiamento de seus desejos. Sendo assim, dentro deste conflito irrealizável, imposto pelo mundo adulto, tais necessidades são então satisfeitas no próprio brincar infantil.
"Parece-me que, se na idade pré-escolar não houvesse o amadurecimento das necessidades não-realizáveis imediatamente, então, não existiria a brincadeira." (VIGOTSKI, 2008, p.25).
Os debates e análises deste importante texto de Vigotski continua no próximo encontro no dia 23 de junho às 18h30 na sala 12 da UEG campus Goiânia ESEFFEGO.
PRÓXIMO ENCONTRO
DIA 23/06/15
TERÇA-FEIRA ÀS 18h30
sala 12 UEG campus Goiânia - ESEFFEGO
sábado, 6 de junho de 2015
ENCONTRO 9 DE JUNHO (terça-feira) ÀS 18h30 SALA 12 ESEFFEGO
PRÓXIMO ENCONTRO:
DATA: 09 DE JUNHO (terça-feira)
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: SALA 12 - UEG CAMPUS GOIÂNIA ESEFFEGO
Texto para análise e debate no encontro:
Texto para análise e debate no encontro:
quinta-feira, 28 de maio de 2015
quarta-feira, 27 de maio de 2015
LABBRINC VIGOTSKI
O
Projeto de Extensão LABBRINC - VIGOTSKI – Laboratório de Jogos e Brincadeiras
em Vigotski - Projeto de Extensão em Formação Continuada de Professores da rede pública de ensino, visa auxiliar na formação de professores da educação
básica que atuam na área de Educação Física, através de estudos sistematizados
e pautados na Teoria Histórico Cultural de Vigotski. A relevância deste projeto
está no preenchimento de uma grande lacuna existente na formação docente em
educação física no que tange ao universo da educação infantil sob o olhar das
teorias vigotskianas. Neste projeto a Educação Física é tratada como componente
curricular fundamental da escola e os conteúdos relacionados aos jogos e às
brincadeiras na infância considerados como parte constitutiva da chamada
cultura corporal. A atividade mais importante na infância é o brincar, onde as
atividades lúdicas ocupam papel fundamental para o desenvolvimento pleno das
crianças (cognitivo, emocional, motor e etc.). O LABBRINC - VIGOTSKI tem como
proposta básica alcançar e beneficiar professores de Educação Física de escolas
públicas e também alunos egressos da universidade que atuam na educação básica
dentro da área de educação física, com ênfase nos estudos sobre as atividades
lúdicas na infância, segundo o olhar da teoria criada por L.S. Vigotski. A
proposta é a organização de um grupo de estudos para análise contínua e
sistemática das obras de Liev Semionovich Vigotski, com realização de reuniões quinzenais,
leitura dos clássicos escritos por Vigotski e a construção de um laboratório de
vivência em jogos e brincadeiras infantis em uma escola pública de Goiânia.
terça-feira, 26 de maio de 2015
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