Trabalho N.º | 14727 |
Autor: | RENATO COELHO, MARLLOS DE SOUZA DUARTE |
Categoria: | Resumo |
Título: | O JOGO DE XADREZ É COISA SÉRIA? A BRINCADEIRA E O LÚDICO NO ENSINO DO JOGO DE XADREZ |
Tema: | Tema Único |
Resumo: | Resumo: Através de uma pesquisa participante, buscou-se introduzir o jogo de xadrez entre alunos de uma escola pública de Goiânia, de forma divertida, alegre e historicizada, resgatando elementos lúdicos através das antigas lendas e histórias sobre as origens do jogo de xadrez. As regras do jogo de xadrez foram apropriadas pelos alunos através de contação de histórias (lenda de Sissa), encenações teatrais e brincadeiras. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral a inserção do jogo xadrez numa escola pública de forma lúdica, crítica e historicizada. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram realizadas oficinas de xadrez na escola em conjunto com as aulas de matemática, onde introduzimos a lenda e a história do xadrez, bem como a prática e experimentação com o tabuleiro, para promoção de uma vivência de forma lúdica, prazerosa e historicizada. Com esta pesquisa participante foi possível resgatar o jogo do xadrez na escola pública através de sua lenda e história, demonstrando novas possibilidades criativas no ensino do xadrez escolar, fugindo do ensino tradicional, mecânico e tecnicista vigente. Através de uma abordagem historicizada, lúdica e crítica, pôde-se tornar a aprendizagem do xadrez um momento prazeroso, alegre e divertido, além de promover nos sujeitos envolvidos uma verdadeira tomada de consciência sobre temas importantes relacionados questões sobre gênero, divisão de classe, racismo, relações de poder e inclusão. |
Palavras Chave: | Jogo de xadrez. Lúdico. Escola. |
N.º Autores: | 1 |
DUARTE, MARLLOS DE SOUZA UEG - Universidade Estadual de Goiás | |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTQ3Mjc= | |
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Apresentação de Trabalhos - LABBRINC em 14ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário