segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Jogos e Brincadeiras Japoneses (Olimpíadas Tokyo 2020)

Kendama

                       


Descrição:

   O Kendama é um jogo, semelhante ao “Bilboquet” francês, o “Cup and Ball” britânico, o “Balero” espanhol, ou o “Kugelfang” alemão. Apesar das diferentes variações e nomes, a ideia base destes jogos consiste sempre em apanhar uma bola com uma pega ou um copo, estando os dois unidos por um cordão.

   O Kendama japonês difere dos outros jogos mencionados por oferecer um número muito maior de truques e habilidades que é possível efetuar devido à sua estrutura. Este é composto por uma bola de madeira “Tama”, que é presa por um cordão, a uma pega de madeira em forma de espada “Ken”. A pega “Ken” contêm três copos de tamanhos diferentes, onde é possível apanhar a bola, existindo também um espigão onde a bola pode ser colocada, apanhando-a pelo seu furo.

   Jogar Kendama, para além de ser super divertido e extremamente viciante, promove a atividade física e mental e testa a tua destreza e agilidade. É ideal para todas as idades, desde os mais jovens aos mais velhos, existindo infinitas possibilidades de truques, quer para o iniciante, quer para o mestre mais experiente.

Como jogar :

   Como jogar? A maneira básica de jogar é acertar a bola nos copos ou na ponta. Talvez você pense que é fácil fazê-lo, mas depois de tentar acertar nos copos, saberá o quanto é difícil!

                            


Contexto histórico :

   O Kendama japonês provavelmente remonta a uma importação Europeia. Acredita-se que o Kendama tenha chegado a Nagasaki por volta de 1777/1778 durante o período Edo (1603-1868), pela rota da seda. Esta era a única cidade aberta ao comércio exterior durante este período. A autora Kita Muranobu descreve o jogo de Kendama no seu livro sobre “jogos divertidos e engraçados” em 1830. Na altura o jogo era chamado de “sukuitamaken” (colher Kendama), a bola tinha de ser apanhada no copo pelo menos uma vez em 3 ou 5 tentativas possíveis, para vencer. Este jogo foi amplamente utilizado como jogo de bebida social em alguns distritos durante o período Edo (1603 – 1868) no Japão.

   No período Meiji (1868 – 1912), o Kendama era particularmente popular como passatempo para as mulheres. Em 1876, foi mencionado no “Livro de Diversões para Garotas” como “sakazukioyobidama” (tigela e bola de saquê). Como o nome sugere, é uma tradução do termo em inglês “cup and ball”, pois o tradutor holandês obviamente não conhecia o termo “sukuitamaken” (colher Kendama). O livro relata as últimas tendências da Europa. O Kendama foi popularizado novamente no Japão pelo Ocidente. No mesmo ano, o Kendama apareceu pela primeira vez num relatório sobre educação infantil do Ministério da Educação. No período Meiji, tornou-se cada vez mais popular entre os jovens e desenvolveu-se a partir de um jogo de bebida para adultos.

   O Kendama moderno, na sua forma atual, remonta ao chamado “nichigetsuboru” (bola do sol e da lua). Apareceu pela primeira vez durante o período de Taisho (1912-1926) e o nome deriva da bola vermelha, que lembra o sol, e das placas para pegá-la, que se assemelham a uma lua crescente. Entre 1919 e 1920, o Sr. Hamaji Egusa, da zona de Hiroshima, desenvolveu ainda mais o Kendama do período Meiji, aprimorou-o e registou o seu novo design com o nome “nichigetsuboru”, que consistia numa pega com uma ponta pontiaguda e três copos, um pequeno, um médio e um grande, que serviam para apanhar uma bola, que estava conectada à pega. Estava assim inventado o modelo para o Kendama de hoje. 

   Naquela época, todos os Kendama eram feitos à mão em pequenos números com um torno acionado por pés. Com a introdução de tornos motorizados, a produção aumentou rapidamente, e o “nichigetsuboru” rapidamente se tornou conhecido em todo o Japão. Já no final do período Taisho, em 1926, era possível ver um vermelho nas lojas de brinquedos nas principais cidades. e comprar uma versão pintada de branco. 

   Como publicidade, foram realizadas competições para crianças em locais públicos, nos quais os troféus eram kendama de grandes dimensões. Foram inventariados vinte e cinco truques de diferentes dificuldades, para a atribuição de pontos sendo a competição disputada em grupos de 5 ou 10 jogadores com um determinado número de tentativas para ver quem marcava mais pontos. Muitos dos truques desenvolvidos na nesta época ainda hoje são típicos do jogo Kendama, como o “uguise” (passarinho), o “hikôki” (avião), o “tôdai” (farol), ou o “moshikame” (um truque no qual a bola é apanhada em rápida sucessão em dois pratos) e ainda fazem parte do repertório padrão de todos os jogadores de Kendama. Embora o termo “tamaken” (espada de bola) tenha aparecido no período Edo, o termo atual “kendama” (bola de espada) só se conseguiu estabelecer após a Primeira Guerra Mundial. 

   Após a Segunda Guerra Mundial, o Kendama foi inicialmente esquecido, mas permaneceu parte integrante da maioria das famílias japonesas como um brinquedo tradicional para as crianças. Foi redescoberto como um jogo de habilidade em meados da década de 1960 e desta vez redistribuído por adultos que se organizaram nos clubes de Kendama. Os novos jogadores elevaram o nível técnico do jogo Kendama, desenvolveram novos truques e criaram a base para um novo boom no Kendama no final do período pós-guerra. Pela primeira vez, houve uma discussão profissional e atlética sobre os Kendama.

   Com o tempo, o número de truques e as formas de competição aumentaram ao mesmo tempo que aumentava o número de jogadores. Foi por isso que Issei Fujiwara fundou a Associação Japonesa de Kendama JKA em 1975. Ele estabeleceu padrões para o tamanho, forma e natureza do Kendama e licenciou o Kendama fabricado de acordo com esses regulamentos. Além disso, ele definiu um grupo de truques padrão, com base nos quais desenvolveu um conjunto de regras para a graduação, como no judô ou no karatê. O Sr. Issei Fujiwara também criou a estrutura para competições oficiais quer ao nível local, quer nacional. Devido ao seu percurso profissional como autor de livros infantis, ele também estava particularmente interessado em popularizar o Kendama entre as crianças e os adolescentes. 

   Com base nessas inovações, o Kendama rapidamente se afirmou em todas as faixas etárias. Desde então, exames e competições anuais são realizadas ao nível nacional no Japão. Sob os auspícios do Ministério da Educação, Desporto e Cultura do Japão, são realizados todos os anos o campeonato nacional de escolas primárias. Os campeonatos oficiais de todas as idades são organizados uma vez por ano pela própria JKA e estão abertos a jogadores de Kendama de todo o mundo. Com a variedade de combinações de truques que é possível fazer ao jogar Kendama, nos últimos anos, desenvolveu-se um estilo livre de jogo, que desenvolveu ainda mais truques convencionais e integrou truques de outros jogos de habilidade, como o malabarismo. 

   Como resultado, o espectro de truques de Kendama está em constante expansão. Nos países asiáticos, esta forma de jogar Kendama como jogo de tendência e diversão de estilo urbano está a desenvolver-se rapidamente. Na Europa e na América, a versão japonesa do Kendama só se tornou conhecida nos últimos anos, mas tornou-se cada vez mais popular desde então como jogo de habilidade urbano, ligado às comunidades de jovens urbanos. Os jogadores de Kendama são uma comunidade internacional em constante crescimento que está a trocar informações na Internet, utilizando fóruns e redes sociais e enriquecendo o jogo Kendama com uma variedade de novos truques, demonstrados em vídeos curtos, os chamados “Kendama Edits”. 

   Em 2008, nasce a Associação Britânica de Kendama (BKA) O primeiro Campeonato Europeu de Kendama foi realizado na Inglaterra e uma nova edição em colaboração com a JKA foi realizada em abril de 2009. Desde então tem sido vários os eventos de Kendama na Europa, principalmente nos países da Europa de Leste. Desde 2017 que os jogadores portugueses de Kendama podem contar com a KendamaPT para lhes proporcionar os melhores Kendama do mercado e tentar ajudar a crescer a comunidade de jogadores de Kendama em Portugal.

Vídeo para aprender fazer seu kendama em casa :

              


- HANE TSUKI

                  


Descrição :

   Este também é um jogo tradicional japonês. A palavra“Hane”significa pena, e a palavra“Tsuki” significa junto. Portanto, você já pode imaginar que tipo de jogo é esse. É semelhante ao badminton! A diferença entre o badminton é que os japoneses jogam sem rede e eles não usam raquete! Eles usam uma “Hagoita”, que, literalmente, significa pá de madeira retangular, em japonês.

   Este é um jogo muito comum durante a véspera de Ano Novo no Japão. Existe uma regra, na qual a pessoa que não atingir a calçada é marcada com tinta da Índia no rosto!

Como jogar :

   Duas pessoas jogam o Hane (bola com uma pena) com o Hagoita (raquete de madeira). Aquele que bater de volta mais vezes sem deixar o “Hane” cair ao chão é vitorioso.

Contexto Histórico:

   Da palavra hagoita, hago significa libélula. No Japão, país originariamente agrícola, as libélulas eram insetos importantes para a lavoura, pois elas se alimentam de moscas e pernilongos que são pragas causadoras de doenças nas plantações de arroz. Segundo dizem, oravam pelo crescimento do arrozal batendo petecas que eram parecidas com a libélula. As petecas utilizadas para brincar de hagoita são chamadas de mukuroji, que significa “sem doenças para os filhos”. Portanto, tinha também o significado de proteção contra os males e doenças para que as crianças crescessem com saúde, sem adoecerem.

   Essa atividade chegou da China e foi praticada como competição nos palácios no século 16, constando nos registros que o time perdedor pagava saquê ao time vencedor. Nos meados do século 17, durante o Período Edo, passou a ser acessível à população, que dava as raquetes de presente às meninas no ano novo para que elas “rebatessem”as doenças, tal qual se rebatem petecas. Especialmente meninas nascidas naquele ano eram presenteadas.

                           

Vídeo para aprender fazer seu Hanetsuki em casa ( observação: a partir dos 4 min e 10 seg do vídeo ) :

                 


Hanetsuki e as olimpiadas Tokyo 2020

                      


   O HANE TSUKI é um jogo tradicional no Japão que se assemelha ao badminton e pode ser jogado em casa como uma forma adaptada do badminton sem rede e com raquete confeccionada manualmente conforme o vídeo acima nos ensina.

O esporte Badminton esteve presente nas olimpiadas de tokyo 2020

  Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores.. Ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

  O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar no campo adversário. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar o volante cair dentro do seu lado do campo ou projetar o volante para fora do campo perde a jogada. Cada jogo é disputado numa melhor de três sets. Os pontos são corridos e o primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o set.  Para finalizar  o set, é necessário ter uma diferença de 2 pontos sobre o adversário. Mas cada set pode chegar, no máximo, aos 30 pontos. Caso os jogadores empatem em 29 a 29, o set termina com o famosos pontos dourados, terminando nos 30 pontos.

  Existe um intervalo de 2 minutos entre os sets e um intervalo de 1 minuto quando alcançados os primeiros 11 pontos de um jogador. Ganha o jogo quem vencer 2 sets.

                       

Referência