terça-feira, 1 de novembro de 2022

Jogos e Brincadeiras típicos da Antártida

 Tendo em vista a Antártica ser um território destinado à pesquisa segue jogos e brincadeiras dos países que reivindicam as terras.

As estátuas – Argentina


Um menino ou uma menina faz o papel de comprador de estátuas. Outro é o fornecedor, que faz as estátuas.

Para oferecer seus produtos, o vendedor quer que cada um dos meninos e meninas tome a pose desejada.

O vendedor estará jogando cada estátua como se lhe desse corda. Em seguida, cada um fará um movimento e som que tem a ver com a estátua que escolheu, por exemplo: se uma criança faz da estátua de um gato na posição de 4 patas, quando ativado vai começar a andar e miar; ou uma menina escolhe para ser um dançarino, irá começar a dançar.

Assim por diante até que todas as estátuas adquiriram o movimento.

Em seguida, desativando o vendedor. Que cada menino ou menina é deve ser imóvel na última posição que estava fazendo antes de ser jogado.

Você não deve mover qualquer um e, em seguida, o comprador escolhe a estátua que será realizada.

 

"Corre, corre, la Guaraca" – Chile

Essa brincadeira é jogada com as crianças sentadas em uma roda com os olhos fechados enquanto a Guaraca anda ao redor deles levando um lenço e coloca-o nas costas de um jogador e corre na posição contrária da roda. O participante que está com o lenço corre atrás da pessoa que era a Guaraca e se ela sentar no lugar do jogador sem que ele o pegue, então ele está fora do jogo.


"Burrow" – Austrália 

Seis jogadores formam um círculo; um deles é o coelho e o outro o dingo (cachorro silvestre australiano que vaga em matilha pelo país); outros dois jogadores formam a toca, fazendo um círculo de proteção com os braços em volta do coelho; outro jogador será o segundo coelho que está do lado de fora da proteção da toca; o sexto jogador é o juiz, que das as ordens de quando o jogo deve iniciar. O dingo corre atrás do coelho que está fora da toca, se o cachorro chegar muito perto, o coelho pode abrigar-se nela, mas o outro coelho terá que deixá-la. O jogo continua até que o dingo pegue u dos coelhos e os jogadores trocam as funções no jogo e jogo começa novamente.

 
Neve – Noruega

Por conta do clima frio na maior parte do ano as crianças são acostumadas a crescer já em contato com a neve. Durante o inverno as famílias saem constantemente para esquiar e patinas no gelo. Pistas de golfe se mantêm abertas para a recepção das famílias. Por conta do ambiente mais ingrime as pistas de golfe viram ambientes de esqui e bonecos de neve. Desde a infância as crianças, na creche, são apresentadas ao ambiente frio e branco, com interações externas.


Nova Zelandia - Manu Ti

A brincadeira consiste em crianças ou adultos predispostos em duplas. Cada pessoa tem preso na cabeça, por uma espécie de bandana, uma pena, pode-se também ficar com a pena presa na boca. O intuito do jogo é capturar a pena do adversário sem encostar nele.

Regras: Os jogadores não podem tirar o pé do chão e não podem encostar um no outro. 

Instruções: É uma brincadeira de dupla, 1 contra 1. Os jogadores devem estar um de frente para o outro com as pernas abertas na largura do ombro e estando a distância menor de, 1 metro um do outro. 

É uma ótima brincadeira para as crianças pois desenvolve muitas habilidade como a consciência corporal e espacial, a leitura dos movimentos do adversário, a visão periférica e claro, os reflexos!

Idade: A partir de 4 anos.

Número de participantes: Duplas. Se houver vários jogadores dividam-se em várias duplas e os vencedores vão jogando entre si até que haja somente 1 ganhador.


Beret – França

Jogo em equipe que consiste em pegar o beret ou outro objeto que fica no centro e trazer para sua equipe sem que seja encostado por alguém da equipe adversaria.




Hopscoth Reino – Unido

Mais conhecido no Brasil como amarelinha, Hopscoth é uma brincadeira simples e pode ser feita no quintal, riscando quadrados e retângulos no chão e os enumerando de 1 a 10. Depois de feito o desenho basta pegar uma pedrinha e jogar ela na casa número 1. O objetivo é que os participantes pulem em todas as casas até o céu, não podendo pisar na casa que contem a pedra.



Acadêmica: Kellen Cristina Rodrigues Teixeira

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