quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Jogos e Brincadeiras - Mato grosso do sul

ADEDONHA

Essa vem de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Primeiro, todos dizem “adedonha” e colocam o número de dedos que quiserem à mostra. Depois, contam como se cada um deles correspondesse a uma letra do alfabeto. Daí, precisam dizer palavras com a letra escolhida até que alguém erre.

Categorias populares em Adedonha

Algumas categorias de palavras são mais utilizadas em partidas de Adedonha. Confira quais são para se preparar melhor para a próxima vez que for brincar.

Nomes de pessoas;

Animais;

C.E.P. (Cidade, Estado e País);

Cores;

Frutas;

Objetos;

Profissões;

Parte do Corpo Humano;

Marcas;

Adjetivos ou MSÉ (Minha Sogra É);

Programas de TV;

Filmes.


CADA MACACO NO SEU GALHO

Brincadeira bem legal que vem de Campo Grande (MS)! Colocar os bambolês no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho! Todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem bambolê. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco sem galho. A brincadeira continua até todos participarem.


FUI À FEIRA

A última sugestão vem de Campo Grande e se brinca assim. Um jogador diz em voz alta “Fui à feira e comprei…”, dizendo o nome de uma fruta ou qualquer coisa que seja comprada no mercado. O colega precisa repetir a frase do primeiro, acrescendo outra compra, e por aí vai. Ganha quem se lembrar de todas as mercadorias e disser a sua sem repetir alguma que já tenha sido falada.


Rei da Lata – brincadeira que se originou em Ponta Porã no Mato Grosso do Sul

Em volta de um poste, o grupo de jogadores desenha um círculo, que será o mundo. Depois, eles colocam uma lata dentro do círculo. Um dos participantes chuta a lata longe. A criança que foi escolhida para ser o pegador vai buscá-la e volta de costas. Enquanto isso, os outros se escondem. Quando o pegador acha alguém, ele pega a lata e bate no poste, dizendo “1, 2, 3, e o nome da pessoa”. Para salvar todos, um dos jogadores que estavam escondidos precisa chegar até a lata antes do pegador, tirá-la do chão e bater no poste três vezes dizendo “salve, salve”.

Por: Dennize Luiza Oliveira e Karolayni Costa Silva

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho.


Referência

https://www.scielo.br/j/pp/a/YLRh3r9fW3Djr5z7mNvQsHz/?format=pdf&lang=pt

https://lereaprender.com.br/adedonha/

https://comunidadedoesporte.wordpress.com/2012/06/29/atividades-de-educacao-fisica-para-a-educacao-infantil/

https://territoriodobrincar.com.br/territorio-do-brincar-na-midia/brincar-e-universal-brincadeiras-tradicionais-de-varios-estados/ 








Nenhum comentário:

Postar um comentário