terça-feira, 21 de setembro de 2021

Jogos e Brincadeiras - Goiás

 

Balança Caixão

Muito conhecida em Goiás, essa brincadeira começa com uma criança que se senta em um banco e será considerada como rei ou rainha. Outra fica de servo ou serva e apoia o rosto no colo do rei ou rainha.

As demais formam uma fila atrás da criança que está servindo, apoiando-se nas costas umas das outras. Daí, a fila balança para os lados enquanto as crianças cantam em coro:

Balança caixão,

balança você,

dá um tapa nas costas

e vai se esconder”.

Nesse ponto, o último da fila dá uma tapinha nas costas do colega da frente e se esconde. Isso deve ser feito até chegar ao servo ou serva, que deve procurar as outras crianças.


Bolinha de Gude

Como jogar:

Desenhe um triângulo ou um círculo no chão. Espalhe as bolinhas dentro da área desenhada. Em cada lugar do Brasil, a brincadeira pode ter um objetivo. Então como jogar bolinha de gude pode ter variações, temos duas sugestões para você:

-Jogue as bolinhas para tentar tirar as que estão posicionadas dentro da área marcada no chão.

-Jogue as bolinhas com o objetivo de bater nas bolinhas do seu adversário para conquistar as dele.

Nesta brincadeira de bolinha de gude, cada bolinha que você acertar passará a ser sua. Depois disso, prepare-se para muita diversão.



Peteca- indígena

Nesta brincadeira indígena, os participantes ficam em círculo para jogarem em grupo ou um na frente do outro no caso se for somente dois jogadores. A peteca deve ser lançada de uma criança para a outra batendo no fundo dela com a palma da mão. Não pode deixar a peteca cair se não é desclassificado da brincadeira.




Corre Cotia

Como brincar: Todos devem sentar no chão, formando um círculo. Uma das crianças corre do lado de fora da roda com um lenço ou bola na mão, ao ritmo da ciranda (veja letra abaixo). Ao fim da cantoria, a meninada que está sentada abaixa a cabeça e tapa os olhos com as mãos. Quem está correndo deixa cair o lenço ou bola atrás de um dos sentados. Este deve pegar o lenço e correr atrás de quem o deixou. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perde, fica fora da roda e a brincadeira recomeça. Quem é pego tem de pagar uma prenda, definida pelo grupo.



"Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Pode jogar?
Pode"




Por: Karolayni Costa Silva

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Dennize Luiza Oliveira, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho.










Nenhum comentário:

Postar um comentário