O Sertão Nordestino é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social ou econômico.
A vegetação predominante no Sertão é a caatinga. Esse tipo vegetativo é formado por um mosaico de florestas secas, contendo manchas de vegetação composta por arbustos. Além disso, algumas regiões possuem entradas de Mata Atlântica.
O clima na região é predominantemente semiárido com uma estação seca mais prolongada, o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Mesmo assim, nas regiões próximas ao rio São Francisco, mais precisamente na Bahia e Pernambuco, têm se desenvolvido atividades de fruticultura através de sistemas de irrigação que desviam a água necessária do São Francisco.
A cultura do sertão nordestino está intimamente ligada ao clima, como é fácil perceber, e à história de sua colonização (foi a primeira região interiorana do Brasil a ser colonizada). Devido à pressão das grandes plantações de cana-de-açúcar que se desenvolviam nas regiões mais úmidas, a criação de gado avançou pelo sertão e até hoje é uma das principais atividades da região e, embora incipiente se comparada às regiões centro-oeste e sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino.
BRINCADEIRAS
Sete Pecados
Essa brincadeira exige bastante agilidade e coordenação motora, então é indicada para crianças a partir de 6 anos de idade. Quanto mais crianças participarem, melhor!
Reúna os pequenos em círculo e uma criança fica responsável pela bola. Ela joga a bola para cima, enquanto diz o nome de um dos jogadores. Ele deve correr para pegar a bola antes que ela caia no chão e as outras crianças se espalham. Assim que a criança pegar a bola, outras param. Então, ela dá sete passos em direção ao jogador mais próximo e joga a bola nele, e quem for acertado será a pessoa a jogar a bola na próxima rodada.
Trem Maluco
O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla e no ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Em seguida, uma criança estende a mão para a frente, e o seu parceiro bate as palmas sobre elas. Então, a dupla bate palma sempre no ritmo da música. Para tornar a brincadeira ainda mais dinâmica, estimule os pequenos a cantarem mais rápido e agilizarem seus movimentos também.
“O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo xique-xique
Até chegar no Ceará.
Rebola pai, rebola mãe, rebola filha,
Eu também sou da família,
Também quero rebolar.”
Referência
https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59474
https://www.todoestudo.com.br/geografia/sertao-nordestino
https://muzeez.com.br/historias/brincadeiras-de-palmas/RyKMM386Bx6NEvgih
https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/palmas/
https://www.youtube.com/watch?v=D5yCd4o1XuY
Por: Dennize Luiza Oliveira
Colaboradores: Camila Lima de Souza, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário