JOGOS E BRINCADEIRAS
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos. Brincar é colocar a imaginação em ação.
O bom jogo não é aquele que a criança pode dominar corretamente, o importante é que a criança possa jogar de maneira lógica e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação. Nesse sentido, o lúdico tem caráter de liberdade e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis sociais e da cultura humana subjetiva.
As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do indivíduo imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
Entre os objetivos deste conteúdo pedagógico estão: ensinar as noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e compreender normas de jogos pré-desportivos. Nos últimos anos atividades recreativas e a educação física escolar vem crescendo cada vez mais a partir da percepção da importância dessa prática em todos os momentos do ensino fundamental.
Desenvolver habilidade e capacidades pode trazer benefícios para o futuro. E uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras. Indicado para professores de educação física, educadores e coordenadores pedagógicos, este conteúdo pode ser utilizado também nas aulas de linguagens e possui dicas para atividades em dias de chuva ou escolas que não possuem quadras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário