terça-feira, 22 de junho de 2021

Sugestões de atividade para fazer em casa

           Continuando no clima de Festas Juninas trouxemos agora mais algumas brincadeiras e atividades desse tema, recriando e revivendo toda a experiência dessa festa típica dentro de casa.



Figurino:




Comidas típicas:



Brincadeiras:


Boca do palhaço



         Um jogo de pontaria muito divertido para as crianças, que também é usado nas festas juninas. O objetivo desse jogo é, mediante três tentativas, acertar pelo menos uma bola na boca do palhaço, que consiste em um desenho grande de uma cara de palhaço onde é feito um buraco no lugar da boca, quem acertar mais bolas vai ganhar mais pontos, logo, será o ganhador do jogo, o palhaço pode ser feito de papelão ou de E.V.A. Além disso essa brincadeira desenvolve coordenação viso motora, coordenação geral, curiosidade e noção espacial.


Jogo das Argolas

     Para fazer o jogo das argolas, é só encher garrafas com areia ou água, amarrando-as no chão com cerca de um palmo de distância entre uma e outra. Depois, defina uma linha de onde os jogadores irão arremessar as argolas. Cerca de um metro e meio de distância é o ideal para a brincadeira dar certo. Cada competidor terá um número específico de chances de jogar as argolas nas garrafas. Quem acertar a maior quantidade de argolas no gargalo das garrafas será o grande vencedor.

Quadrilha (Dança)


Narração:


-CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.

-ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.

-OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.

-AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.

-SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.

-BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.

-PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.

-OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cimae de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.

-OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.

-DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.

-COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.

-DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.

-DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.

-CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.

-CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.

-OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.

-JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.

-OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.

-JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.

-A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.

-JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.






Por: Geovana Costa, Camila Lima e Renato Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário