Em
tempos de pandemia, reinventar os aspectos metodológicos de ensino, se torna uma
necessidade no âmbito acadêmico. Em meio ao caos e as incertezas que contemplam
a sociedade, trilhar um caminho educacional que vise diminuir os impactos de
uma educação a distância, e promova ainda, a sua instauração de forma ampla, é
um grande desafio.
É
notório que a educação não pode se estagnar no tempo, através desta perspectiva
a solução encontrada pelas unidades de ensino, foi a utilização de plataformas
online e digitais, que possibilitam ao aluno, ter acesso aos conteúdos
ministrados sem a necessidade de ir a estes espaços. As universidades, tem se
reinventado, e adotado estratégias de ensino a distância.
Contudo,
e analisando a realidade dos acadêmicos, seria essa a melhor estratégia? A qualidade
oferecida por este mecanismo virtual é capaz de sanar as dúvidas, e promover ao
aluno um aprendizado sistêmico, que possa contribuir para sua prática social?
Em face do curso de Educação Física e na perspectiva das disciplinas práticas
do mesmo, como por exemplo, a disciplina de natação, essa ferramenta de ensino
é passível de constatação do conhecimento?
Estes
e outros diversos questionamentos, tem sido referido ao se relatar os níveis de
aprendizagem através do ensino EAD.
Diante
desses novos desafios em que os professores e alunos estão expostos, torna-se necessário
a busca por soluções práticas para que, do mesmo modo que o ensino de forma presencial
é sólido e eficaz o ensino remoto obtenha ou, pelo menos tente obter o mesmo êxito.
O ensino da natação é em quase que sua totalidade de forma prática e isso faz
com que o ensino remoto dessa modalidade sofra com as várias fragilidades. É
necessário que o professor assuma mais que nunca seu papel de pesquisador e
estudioso, pois, diante desse tempo de ensino remoto é importante buscar novas
formas de ensino.
A
natação enquanto conteúdo oferecido na escola adota além das habilidades
motoras um sistema de cultura de valores onde, os alunos conseguem interagir
consigo e com os outros de forma respeitosa e ética. Além de adquirir
habilidades intelectuais, cognitivas e esportivas os alunos adquirem maior
domínio à sua liberdade criativa, pois os professores se utilizam das formas
lúdicas para o ensino.
O ensino
lúdico são tarefas utilizadas com vários objetos que permitem uma variedade de
soluções que sejam corretas. Desta forma, em meio a pandemia o lúdico pode ser
utilizado para o ensino da natação enquanto forma de lazer, esporte e também
atividade que proporcione saúde física e mental para a criança, utilizando uma
variedade de jogos criados pelo professor que irá trabalhar com sua turma. É
possível trabalhar de forma remota a natação, pois o professor pode orientar
jogos e brincadeiras que trabalhem a respiração, a coordenação dos braços e
pernas, o equilíbrio, as habilidades de motricidade fina etc.
Com
isso, podemos concluir que o ensino EAD está mais propício em não ter a mesma
eficácia de aprendizado quanto o ensino presencial. Mas depende de nós, professores
e futuros professores, essa responsabilidade em estar sempre buscando novos
meios e maneiras de aprender e transmitir conteúdo de forma tão eficaz ou,
porque não até melhor do que o ensino presencial que estamos acostumados.
Espera-se,
todavia, que o leitor compreenda essa situação, e busque se aperfeiçoar mais no
assunto, lendo, pesquisando e colocando em prática as melhores estratégias de
ensino e aprendizagem, vivenciando os aspectos práticos da questão. Somente
isso permitirá que o aprendizado seja pleno, abarcando tudo o que realmente é
necessário para que se obtenha uma visão mais holística do assunto.
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