sábado, 10 de outubro de 2020

Natação na Pandemia

 




(Texto Escrito por Juliana Alves Santos Sousa*, Thailine Cristine da Cruz Tomaz* e Gabryella Alves dos Santos Dias *)

* Discentes do 8º período do curso de licenciatura em Educação Física da UEG (Unidade ESEFFEGO - Goiânia)

Em tempos de pandemia, reinventar os aspectos metodológicos de ensino, se torna uma necessidade no âmbito acadêmico. Em meio ao caos e as incertezas que contemplam a sociedade, trilhar um caminho educacional que vise diminuir os impactos de uma educação a distância, e promova ainda, a sua instauração de forma ampla, é um grande desafio.

É notório que a educação não pode se estagnar no tempo, através desta perspectiva a solução encontrada pelas unidades de ensino, foi a utilização de plataformas online e digitais, que possibilitam ao aluno, ter acesso aos conteúdos ministrados sem a necessidade de ir a estes espaços. As universidades, tem se reinventado, e adotado estratégias de ensino a distância.

Contudo, e analisando a realidade dos acadêmicos, seria essa a melhor estratégia? A qualidade oferecida por este mecanismo virtual é capaz de sanar as dúvidas, e promover ao aluno um aprendizado sistêmico, que possa contribuir para sua prática social? Em face do curso de Educação Física e na perspectiva das disciplinas práticas do mesmo, como por exemplo, a disciplina de natação, essa ferramenta de ensino é passível de constatação do conhecimento?

Estes e outros diversos questionamentos, tem sido referido ao se relatar os níveis de aprendizagem através do ensino EAD.

Diante desses novos desafios em que os professores e alunos estão expostos, torna-se necessário a busca por soluções práticas para que, do mesmo modo que o ensino de forma presencial é sólido e eficaz o ensino remoto obtenha ou, pelo menos tente obter o mesmo êxito. O ensino da natação é em quase que sua totalidade de forma prática e isso faz com que o ensino remoto dessa modalidade sofra com as várias fragilidades. É necessário que o professor assuma mais que nunca seu papel de pesquisador e estudioso, pois, diante desse tempo de ensino remoto é importante buscar novas formas de ensino.

A natação enquanto conteúdo oferecido na escola adota além das habilidades motoras um sistema de cultura de valores onde, os alunos conseguem interagir consigo e com os outros de forma respeitosa e ética. Além de adquirir habilidades intelectuais, cognitivas e esportivas os alunos adquirem maior domínio à sua liberdade criativa, pois os professores se utilizam das formas lúdicas para o ensino.

O ensino lúdico são tarefas utilizadas com vários objetos que permitem uma variedade de soluções que sejam corretas. Desta forma, em meio a pandemia o lúdico pode ser utilizado para o ensino da natação enquanto forma de lazer, esporte e também atividade que proporcione saúde física e mental para a criança, utilizando uma variedade de jogos criados pelo professor que irá trabalhar com sua turma. É possível trabalhar de forma remota a natação, pois o professor pode orientar jogos e brincadeiras que trabalhem a respiração, a coordenação dos braços e pernas, o equilíbrio, as habilidades de motricidade fina etc.

Com isso, podemos concluir que o ensino EAD está mais propício em não ter a mesma eficácia de aprendizado quanto o ensino presencial. Mas depende de nós, professores e futuros professores, essa responsabilidade em estar sempre buscando novos meios e maneiras de aprender e transmitir conteúdo de forma tão eficaz ou, porque não até melhor do que o ensino presencial que estamos acostumados.

Espera-se, todavia, que o leitor compreenda essa situação, e busque se aperfeiçoar mais no assunto, lendo, pesquisando e colocando em prática as melhores estratégias de ensino e aprendizagem, vivenciando os aspectos práticos da questão. Somente isso permitirá que o aprendizado seja pleno, abarcando tudo o que realmente é necessário para que se obtenha uma visão mais holística do assunto.


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