segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Sertão Nordestino - Jogos e Brincadeiras

A região Nordeste tem várias características mas podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500.

Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima. Devido à presença de solos rasos e pobres, além da proximidade com a Linha do Equador, muitos estados possuem o clima semiárido, o que faz alguns rios secarem completamente, além de cidades inteiras ficarem sem chuva durante seis meses ou mais ao longo do ano.

Estados da região Nordeste











A região Nordeste apresenta a maior quantidade de estados do Brasil, mas isso não significa que ela é a maior em extensão territorial. Veja, em ordem alfabética, os estados do Nordeste e suas respectivas capitais. 
Alagoas (Maceió) ,Bahia (Salvador), Ceara(Fortaleza),Maranhão(São Luis do Maranhão), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Piauí (Teresina), Rio Grande do Norte(Natal), Sergipe(Aracaju).

Breve histórico da região Nordeste

A colonização portuguesa, iniciada em meados de 1530, iniciou-se pela região Nordeste. Isso porque ela foi a porta de entrada dos europeus em nosso território. Nesse período (século XVI), os portugueses iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar, produto muito disputado nos mercados do Velho Mundo, como ficou conhecida a Europa.

Esse cultivo foi muito bem-sucedido em várias áreas nordestinas, em especial no território que hoje corresponde ao estado de Pernambuco. O sucesso do plantio de cana deve-se a alguns fatores, como o clima quente e úmido no litoral nordestino e o seu solo fértil, conhecido como massapé, além disso, à certa proximidade com portos europeus.

Nessa época, o plantio da cana desenvolvia-se paralelamente ao surgimento de latifúndios e trabalho escravo, fosse com mão de obra indígena, fosse com mão de obra negra africana. A estrutura social era, basicamente, formada pelos senhores de engenho (os proprietários dos latifúndios), sua família e os trabalhadores, alguns assalariados, mas a maioria escravos.

O plantio da cana-de-açúcar foi a primeira atividade econômica após o processo de colonização do Nordeste.

Na Segunda Revolução Industrial foi implementado no Nordeste o cultivo do algodão, que era destinado, exclusivamente, para a Europa devido às indústrias têxteis que havia naquele continente. Esse fator aumentou mais o poder dos latifundiários, pois toda produção era controlada por eles e visava ao mercado externo, já que no Brasil não havia esse tipo de indústria.

Clima da região Nordeste

Como a região é localizada em uma área de baixa latitude, seu clima sofre pouca variação nas temperaturas ao longo do ano, tanto durante o dia quanto à noite. No entanto, há grande variação quanto ao volume de pluviosidade durante o ano, sendo mal distribuído na região, causando secas severas em alguns estados e abundância de chuva em outros.

Os climas encontrados no Nordeste são: equatorial, tropical semiárido, tropical continental e tropical litorâneo.

Já o clima tropical semiárido é o que mais predomina no Nordeste, com temperaturas acima dos 25 ºC o ano todo e baixa pluviosidade (menos de 1000 mm por ano). No verão, há presença de chuvas devido à influência das massas de ar equatorial continental e atlântica. A área de ocorrência desse clima é conhecida como sertão, que pode chegar a ficar oito meses sem chuva.

Relevo da região Nordeste

O relevo dessa região ajuda-nos a entender alguns

problemas relacionados à seca que ocorre no sertão. É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino.

Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Com altitudes de 800 m a 1000 m, funciona como uma barreira dos ventos úmidos que vêm do oceano Atlântico. Devido à altitude, os ventos úmidos do oceano precisam elevar-se, esfriando e perdendo umidade. Com isso, ao transpor a barreira planáltica, esses ventos estão secos, o que explica, de forma parcial, a seca em algumas áreas do interior nordestino.



Vegetação da região Nordeste

Devido ao clima quente e à variação no relevo, podemos encontrar cinco tipos de vegetação no Nordeste: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Mata dos Cocais e Manguezais.

A Mata Atlântica era uma grande floresta que ocupava uma área do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Localizada no litoral nordestino, essa floresta sofreu grande alteração por parte do ser humano no início da colonização: primeiro para a extração do pau-brasil, depois para o cultivo da cana, sendo a primeira vegetação desmatada do país. Atualmente possui algumas áreas preservadas na Bahia, onde há um rico cultivo de frutas.

Manguezal na cidade de Jandaíra, fronteira com Sergipe, Bahia.

No litoral do Nordeste, temos a presença de Manguezais, vegetações acostumadas a solos com alta salinidade devido ao contato com a água do mar. Nessa vegetação encontramos crustáceos, como caranguejos e siris, muito utilizados na gastronomia das praias nordestinas.

Atualmente, três grandes cidades são referência no assunto de urbanização e infraestrutura social: Recife, Fortaleza e Salvador. Essas cidades, durante o século XX, apresentaram melhor desenvolvimento econômico e social, adquirindo papel importante no Nordeste.

Principais atividades econômicas da região Nordeste

Podemos classificar as principais atividades econômicas do Nordeste distribuindo-as nas sub-regiões nordestinas: zona da mata, agreste, sertão e meio-norte.

Dentre as atividades econômicas, podemos citar o turismo, os centros comerciais, a produção de petróleo (tanto em terra quanto mar, na plataforma continental), a produção de sal marinho (Rio Grande do Norte) e as atividades industriais, como o pólo industrial de Camaçari, no litoral baiano. Destaca-se, também, a produção de cacau na Bahia, responsável por mais de 60% da produção dessa fruta no Brasil. O turismo também é uma importante fonte de renda no Nordeste, sendo Maragogi, Alagoas um dos pontos turísticos mais procurados.


Aspectos culturais da região Nordeste

A cultura nordestina é rica e bem diversificada. Devido ao passado colonial e à variedade natural, muitas manifestações artísticas retratam a vida dura do sertanejo, o homem do sertão, ou a luta pela sobrevivência no passado escravista.

Há também manifestações folclóricas que se baseiam na mistura que houve de povos, como nativos, negros e portugueses. Dessa forma, o artesanato, a gastronomia, as festividades e o vestuário remetem a uma grande miscigenação, dando à região traços de riqueza e diversidade.

Nas festividades, podemos citar o frevo, dança típica pernambucana que tem seu nome originado do verbo “ferver”, pois o ritmo é “quente”, rápido e bastante animado. Há também outros tipos de dança, como xote, forró e baião.

A capoeira, mistura de dança com luta, iniciou-se no Brasil no estado da Bahia, no período em que os escravos africanos lutavam contra os senhores em busca de liberdade e dignidade. Hoje é um evento praticado em todo o mundo, o que revela sua força, sendo considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

A literatura nordestina é riquíssima, com autores renomados no Brasil e alguns até no mundo. Dentre os mais importantes, podemos destacar Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Ferreira Gullar e Augusto dos Anjos.

Podemos mencionar, ainda na literatura, o cordel, uma espécie de poesia em que os versos rimam entre si. Essa literatura é marca registrada do Nordeste, e muitas histórias foram contadas dessa forma, passadas de geração para geração.

Na culinária, a mistura de povos também faz-se presente, além de englobar frutos do mar, utilizando-se das riquezas naturais. Como exemplo, temos o vatapá, a moqueca, o acarajé, o caruru, o mugunzá, a paçoca, a canjica, a rapadura, a buchada de bode, o bolo de rolo, e outras comidas típicas da região.




Brincadeiras Regionais

Pega chiclete

Jeito de brincar:

Uma criança é escolhida para ser o pegador, as demais são fugitivas

Quem estiver encostado (grudado igual chiclete) em algum lugar, como um muro,uma arvore ou algo do tipo, não pode ser pego.

As crianças que são fugitivas precisam ficar se deslocando pelo espaço. elas não podem ficar mais de um minuto no mesmo local, senão passam a ser o pegador.

Vence a criança que conseguir ficar trocando de posição sem ser pega por alguém.

Bandeirinha arreou

Jeito de brincar:

São formados dois grupos com o mesmo número de pessoas e um dos participantes tem que desenhar uma linha no chão, para dividir a área em dois campos.

No fundo de cada campo é colocada uma bandeirinha.

Quando uma criança grita "Bandeirinha arreou", um time tem que roubar a bandeira do outro e trazer para o seu campo.

Se um jogador entrar no campo adversário e for pego por alguém desse time, ele tem que ficar imóvel, como estátua, até que uma pessoa de sua equipe toque nele.

Ganha quem conseguir trazer a bandeira adversária para seu campo primeiro.


Referencias

https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/diversas/657-bandeirinha-arreou

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste.htm

https://www.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.curtamais.com.br%2Fuploads%2Fmidias%2Fd6e1fce148f153a17e1e2fd6982af097.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.curtamais.com.br%2Fgoiania%2F10-brincadeiras-antigas-que-as-criancas-de-hoje-precisam-aprender&tbnid=jkNcYmall7IiNM&vet=10CEUQMyiHAWoXChMI0IjD5-He9AIVAAAAAB0AAAAAEAI..i&docid=hhVasncbE1u55M&w=480&h=488&q=nordeste%20brincadeiras&ved=0CEUQMyiHAWoXChMI0IjD5-He9AIVAAAAAB0AAAAAEAI

https://www.google.com/search?q=maragogi&sxsrf=AOaemvIcivLkKThaES2DOK5UoyQJ9UhNww:1639330044781&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiK7vOn5N70AhW3r5UCHT2kATUQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1366&bih=568&dpr=1

Por: Camila Lima de Souza

Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira , Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário