Os jogos eletrônicos estão cada vez presentes em nossas atividades, principalmente na vida das crianças e adolescentes, devemos levar em consideração que o seu uso deve ser moderado pois nele existem lados positivos, desde que sejam usados corretamente.
Em relação ao aprendizado podemos destacar como pontos positivos o desenvolvimento de habilidades variadas, como atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomadas de decisão, seleção visual, agilidade, criatividade entre outras. E devido a isso, as escolas, cada vez mais, inserem esses jogos no cotidiano de aprendizagem.
Hoje em dia os jogos eletrônicos ocupam um lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, portanto não podem ser ignorados no ambiente escolar.
As habilidades que são desenvolvidas melhoram a capacidade de orientação espacial e a facilitação da socialização, e isso se torna positivo no sentido da formação e de desenvolver habilidades para futuras carreiras.
Uma das propostas mais interessantes que já surgiram ao meu ponto de vista é a gameterapia. Consiste em um tratamento realizado com a utilização de videogames, as movimentações feitas por ele são refletidas na tela, fazendo com que o processo seja controlado e supervisionado pelo Fisioterapeuta responsável pelo tratamento.
A 'gameterapia' tem mostrado muitos resultados positivos quanto a aprendizagem de alunos com autismo, mesmo em salas mistas (alunos com e sem autismo). Alguns dos assistidos, que possui resistência em aceitar a participar de atividades alternativas, se divertem com os games sem resistência.
Esta é uma terapia que pode ser um grande aliado no tratamento dos autistas, pois é necessário que haja uma grande interação com os jogos, que precisam de estímulos de movimentos corporais e raciocínio para executar corretamente. Através do videogame os autistas mudam o foco e a atenção, diminuindo dessa forma os movimentos repetitivos (estereotipias)que envolvem a reabilitação e alguns jogos podem ser jogados em duplas e até mesmo em grupos, isto facilita a socialização.
Essa é uma proposta de intervenção na aprendizagem, que abrange vários sentidos e que busca adicionar elementos motivadores e estímulos sensoriais interessantes, para todos os alunos.
Referências
http://www.espacopotencial.org.br/projetos.php?id=19
Imagens
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fsp%2Fsantos-regiao%2Fespecial-publicitario%2Fprefeitura-de-bertioga%2Fbertioga-em-movimento%2Fnoticia%2F2019%2F03%2F06%2Fgameterapia-e-novidade-para-criancas-especiais-do-nace.ghtml&psig=AOvVaw3kujLEy485PefMgpHYzAc9&ust=1645536611510000&source=images&cd=vfe&ved=0CAkQjhxqFwoTCMjQyuPzkPYCFQAAAAAdAAAAABAJ
Por: Camila Lima de Souza
Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.
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