Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Jogos eletrônicos e E-sports

 

O jogo eletrônico ou videogame é aquele que usa a tecnologia de um “PC”. Dessa forma, ele pode ser jogado em PCs pessoais (dentre eles tablets e celulares), em máquinas de fliperama ou até em consoles. Além disso, vale lembrar que um console é um “PC pequeno” que serve basicamente para jogar videogame — PlayStation, Xbox e Wii são exemplos. Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão. Por fim, as pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas.

Jogos Eletrônicos na Educação

A geração de alunos que está atualmente na escola lida com equipamentos eletrônicos com muita facilidade. Essa familiaridade com a tecnologia estimula a curiosidade em conhecer jogos e ir em busca de novas experiências online. A importância dos jogos eletrônicos na educação está justamente em utilizar esse interesse como aliado no ensino-aprendizagem dos alunos. Quando falamos de jogos pressupõe-se uma competição, um prêmio ou outro tipo de conquista. Isso é justamente o que chama a atenção para os jogos de uma forma geral. Ao jogar, queremos ir até o fim para testar nosso potencial, aprender a estratégia por trás do jogo (raciocínio lógico) e ganhar tantas etapas quanto possível. O estímulo à competitividade saudável, o empenho para completar tarefas e a satisfação de evoluir no jogo são ganhos saudáveis no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos. De acordo com o objetivo de cada faixa de aprendizado, os jogos eletrônicos na educação podem ser incluídos como ferramentas auxiliares. Na educação infantil, por exemplo, os estudantes podem aprender a conhecer as letras, fazer contas básicas, colorir, criar desenhos, etc. Já os alunos mais velhos, que estão se preparando para vestibular, podem aprender matemática, raciocínio lógico e literatura com a ajuda de games. Desde que sejam bem orientados pelos professores, os jogos eletrônicos na educação não são uma distração e sim um foco interessante em que os alunos vão se empenhar em executar.


Aplicativo

Aplicativo: ABC para crianças PT



Esse aplicativo e bom pois, ajuda na alfabetização, na imaginação, aprende sobre os números, aprende sobre os animais e estimula as crianças com quebra cabeça e jogo de adivinha

Referência

https://geekblog.com.br/o-que-sao-jogos-eletronicos-veja-tudo-sobre/

https://educadordofuturo.com.br/tecnologia-na-educacao/jogos-eletronicos-educacao/

Referência imagem

https://images.app.goo.gl/jkZfuSorNGcdBXN96

https://images.app.goo.gl/czb9WRFZYQ8XYYzV8

https://images.app.goo.gl/QPkZBxBRi7qWFGRN8

https://images.app.goo.gl/axDyuabwRrb7gag6A

https://images.app.goo.gl/tHn3LBvXcBkzy9ex5

https://images.app.goo.gl/Gbfwu3knVA4jiN8T9

https://images.app.goo.gl/1EGyfg3JUuPb4WNk6

https://images.app.goo.gl/n8a8E6RfNhAjkPDK7

Por: Karolayni Costa Silva  

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Dennize Luiza Oliveira  , Geovana Costa e SIlva e Renato Coelho.



 







sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Jogos eletrônicos e E-sports


Os jogos eletrônicos estão cada vez presentes em nossas atividades, principalmente na vida das crianças e adolescentes, devemos levar em consideração que o seu uso deve ser moderado pois nele existem lados positivos, desde que sejam usados corretamente.

Em relação ao aprendizado podemos destacar como pontos positivos o desenvolvimento de habilidades variadas, como atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomadas de decisão, seleção visual, agilidade, criatividade entre outras. E devido a isso, as escolas, cada vez mais, inserem esses jogos no cotidiano de aprendizagem.

Hoje em dia os jogos eletrônicos ocupam um lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, portanto não podem ser ignorados no ambiente escolar.

As habilidades que são desenvolvidas melhoram a capacidade de orientação espacial e a facilitação da socialização, e isso se torna positivo no sentido da formação e de desenvolver habilidades para futuras carreiras.


Uma das propostas mais interessantes que já surgiram ao meu ponto de vista é a gameterapia. Consiste em um tratamento realizado com a utilização de videogames, as movimentações feitas por ele são refletidas na tela, fazendo com que o processo seja controlado e supervisionado pelo Fisioterapeuta responsável pelo tratamento.

A 'gameterapia' tem mostrado muitos resultados positivos quanto a aprendizagem de alunos com autismo, mesmo em salas mistas (alunos com e sem autismo). Alguns dos assistidos, que possui resistência em aceitar a participar de atividades alternativas, se divertem com os games sem resistência.

Esta é uma terapia que pode ser um grande aliado no tratamento dos autistas, pois é necessário que haja uma grande interação com os jogos, que precisam de estímulos de movimentos corporais e raciocínio para executar corretamente. Através do videogame os autistas mudam o foco e a atenção, diminuindo dessa forma os movimentos repetitivos (estereotipias)que envolvem a reabilitação e alguns jogos podem ser jogados em duplas e até mesmo em grupos, isto facilita a socialização.

Essa é uma proposta de intervenção na aprendizagem, que abrange vários sentidos e que busca adicionar elementos motivadores e estímulos sensoriais interessantes, para todos os alunos.


Referências

http://www.espacopotencial.org.br/projetos.php?id=19

https://www.uninassau.edu.br/noticias/alunos-pesquisam-sobre-gameterapia-em-criancas-com-paralisia-cerebral



Imagens

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Feducacaoinfantil.aix.com.br%2Fjogos-eletronicos-educativos%2F&psig=AOvVaw0NkTv60yDqmaQAkHaatrBe&ust=1645532935752000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwiC04qC5pD2AhVTDrkGHQF2APAQr4kDegUIARC2AQ

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fieducacao.ceie-br.org%2Fgames-e-formacao-docente%2F&psig=AOvVaw0NkTv60yDqmaQAkHaatrBe&ust=1645532935752000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwiC04qC5pD2AhVTDrkGHQF2APAQr4kDegUIARC4AQ

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fsp%2Fsantos-regiao%2Fespecial-publicitario%2Fprefeitura-de-bertioga%2Fbertioga-em-movimento%2Fnoticia%2F2019%2F03%2F06%2Fgameterapia-e-novidade-para-criancas-especiais-do-nace.ghtml&psig=AOvVaw3kujLEy485PefMgpHYzAc9&ust=1645536611510000&source=images&cd=vfe&ved=0CAkQjhxqFwoTCMjQyuPzkPYCFQAAAAAdAAAAABAJ

Por: Camila Lima de Souza

Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.











quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Jogos eletrônicos e E-sports

 

A geração de alunos que está atualmente na escola lida com equipamentos eletrônicos com muita facilidade.

Essa familiaridade com a tecnologia estimula a curiosidade em conhecer jogos e ir em busca de novas experiências online.

A importância dos jogos eletrônicos na educação está justamente em utilizar esse interesse como aliado no ensino-aprendizagem dos alunos.

Quando falamos de jogos pressupõe-se uma competição, um prêmio ou outro tipo de conquista. Isso é justamente o que chama a atenção para os jogos de uma forma geral. Ao jogar, queremos ir até o fim para testar nosso potencial, aprender a estratégia por trás do jogo (raciocínio lógico) e ganhar tantas etapas quanto possível.

O estímulo à competitividade saudável, o empenho para completar tarefas e a satisfação de evoluir no jogo são ganhos saudáveis no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos.

De acordo com o objetivo de cada faixa de aprendizado, os jogos eletrônicos na educação podem ser incluídos como ferramentas auxiliares.

Na educação infantil, por exemplo, os estudantes podem aprender a conhecer as letras, fazer contas básicas, colorir, criar desenhos, etc. Já os alunos mais velhos, que estão se preparando para vestibular, podem aprender matemática, raciocínio lógico e literatura com a ajuda de games.

Desde que sejam bem orientados pelos professores, os jogos eletrônicos na educação não são uma distração e sim um foco interessante em que os alunos vão se empenhar em executar.

Com os games, entra em cena um modelo de educação do tipo cognitivista, no qual a aquisição de conhecimento vem da interação com o meio. Assim, com a ajuda dos jogos, os estudantes:

  • são incentivados a buscar novos conhecimentos para passar de fase;

  • testam conhecimentos preexistentes ao realizar desafios;

  • desenvolvem a sociabilidade ao formarem times com outros jogadores;

  • aprendem utilizando a dinâmica de estímulo-resposta, ao interagirem com os personagens ou o ambiente do jogo;

  • trabalham a criatividade para resolver problemas em situações diversas, entre outros.





Justificativas para o uso dos jogos:

1. Desenvolver habilidades criativas

Além dos jogos de competição, os que trabalham habilidades artísticas e relacionadas à criatividade como desenho, pintura, animação, composição musical são excelentes para incluir nas aulas. Esses tipos de jogos eletrônicos na educação incentivam os alunos a descobrirem suas habilidades e criarem projetos autorais. No futuro, essas habilidades criativas podem se tornar uma profissão e também formar adultos mais versáteis e com posturas mais flexíveis.

2. Estímulo do raciocínio lógico

O raciocínio lógico é estimulado em muitos jogos eletrônicos na educação.

Seguir instruções corretamente e conectar uma ação de acordo com aquilo que se vê na tela torna as pessoas mais aptas a fazer escolhas.

Os games mostram que para ser bem-sucedido no jogo, é preciso seguir determinadas regras que permitem acumular ou perder pontos. Então, por meio da lógica e do raciocínio, os alunos vão tentar vencer os desafios propostos, melhorando sua capacidade de analisar e decidir. Uma característica valiosa dentro e fora da sala de aula.

3. Melhorar a comunicação e interatividade

Os jogos eletrônicos na educação não precisam ser sempre atividades planejadas para a execução individual.

Os games podem ser usados para estimular a comunicação dos alunos em trabalhos em grupo para atingirem um resultado em comum.

Assim, eles aprendem a interagir, dividir conhecimento, ouvir o outro, criando um senso de comunidade dentro da sala de aula.



Sugestão de Jogos:

1 ° Minecraft Education Edition

É um jogo em que o objetivo é construir coisas. O jogador pode utilizar ferramentas para conquistar seus blocos e construir o que quiser no jogo.

O Minecraft na educação pode ser usado para desenvolver habilidades estratégicas como foco, colaboração, resolução de problemas, criatividade e melhor aproveitamento de recursos.

O game é indicado para alunos do ensino básico e fundamental


2° O mito da Caverna

O Mito da Caverna é um jogo de aventura em que o aluno se prepara para encarar os desafios propostos em cada etapa.

No primeiro módulo, por exemplo, os alunos aprendem sobre órgãos dos sentidos, operações, noção de tempo, adjetivos e qualidade, cadeia alimentar, etc.

É indicado para alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental.


3° alfabetizando

Alfabetizando é um aplicativo que auxilia na alfabetização dos alunos utilizando recursos de imagem e som.

As crianças são estimuladas a falar o nome dos objetos que aparecem na tela, podendo ter auxílio do som de pronúncia da palavra e também de letras que a compõem. 


Referências