Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

Sugestões de atividades para fazer em casa:

Amarelinha

   Uma brincadeira tradicional das mais conhecidas no mundo todo, difícil achar alguém que não brincou dessa, então vamos relembrar e praticar essa brincadeira, conhecer um pouco mais dela e se divertir. também recebe outros nomes dependendo da região do país onde se brinca, tais como: maré, sapata, macaca e etc. Segundo os vestígios históricos mais antigos, esta brincadeira popular deve ter surgido durante o chamado Império Romano, pois foram encontrados vários desenhos e gravuras de crianças brincando nas ruas de Roma Antiga. Na cultura romana este jogo simbolizava a passagem da vida humana, e por isso existe nas suas extremidades geométricas as palavras céu e inferno.

   Os primeiros registros escritos sobre a amarelinha surgiram no século XVII, no chamado “Livro dos Jogos” escrito pelo inglês Francis Willughby. Os portugueses foram quem trouxeram a amarelinha para o Brasil. O nome “amarelinha” deriva da palavra francesa “marelle”, que significava a pedrinha utilizada no jogo, mas os portugueses interpretaram como “amarelo” e por fim virou o nome da brincadeira “amarelinha”. A amarelinha se tornou hoje uma das brincadeiras mais conhecidas no mundo e praticada por crianças de todos os continentes.




Treinamento Funcional

O que é?

Um conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou como forma de aprimorar as habilidades, onde a execução de todos eles se preocupam com a função, ou seja, com o propósito de cada um, sendo eles específicos ou gerais.

Qual sua origem?

Origem na área de fisioterapia e reabilitação possibilitando que os pacientes tivesse um retorno mais rápido as atividades normais do dia a dia com um bom desempenho e sem dores. Com isso o treinamento funcional passou a ganhar força nos planos e programas de treinamento quando se observou tantos benefícios com a sua prática.

E pra que serve?

Redução, Estabilização e produção de força. Mobilizando mais de um segmento ao mesmo tempo, em diferentes planos e com diferente ações musculares, sendo assim, tornando o praticamente mais eficiente, treinado e habilidoso nas funções as quais possui dificuldades inicialmente.

Enfim, chegou a hora de praticar essa maravilha, segue abaixo um video, de trenamento funcional para se fazer em qualquer lugar que estiver:


Escrito por: Geovana Costa e Renato Coelho


terça-feira, 2 de março de 2021

Sugestões de atividades para fazer em casa:

   

    Em busca de amenizar os danos causados pela pandemia, tivemos a ideia de a cada semana propormos atividades para serem feitas em casa, em busca de melhorar os aspectos tanto fisiológicos quanto mentais, para que possamos passar por esses momentos da melhor forma possível, seja alimentando-se de coisas boas, brincando, aprendendo e evoluindo a cada dia um pouco mais em nossas vidas.


1. Stop!



2. Alongamentos



O que é alongamento para que serve?

  Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem a extensão das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.


Quais são os benefícios do alongamento?

  Os benefícios do alongamento são:

Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o stress;

Proporciona o bem-estar físico e mental do praticante;

Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;

Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;

Restringe os riscos de disfunções da coluna;


Quanto tempo uma posição de alongamento deve ser mantida?

  Deve-se permanecer na posição de alongamento por pelo menos 30 (trinta) segundos, a fim de ter um melhor aproveitamento dos exercícios e consequentemente o ganho da flexibilidade e amplitude articular.