Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Bioma Floresta Amazônica - Jogos e brincadeiras


A Amazônia é um bioma único no mundo e que tem 60% de sua extensão no Brasil. Nós brasileiros somos muito sortudos por sermos os protetores desta fonte de água e vida.

Fauna

Pesquisas indicam que na Amazônia existem cerca de trinta milhões de espécies animais. Dá para acreditar? E isso porque nem todas as espécies foram encontradas e estudadas pelos cientistas. Lá existem alguns animais que ainda são desconhecidos pelos homens.



Vegetação

A vegetação divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó.

As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e por este motivo não são inundadas pelos rios. Nelas estão árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira.

As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano. Na parte mais elevada desse tipo de mata, o tempo de inundação é curto e a vegetação é parecida com a das matas de terra firme. Nas regiões planas, que permanecem inundadas por mais tempo, a vegetação é semelhante a das matas de igapó.

  As matas de igapó são as que estão situadas em terrenos mais baixos. Estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas. É nas matas de igapó que encontramos a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.


Água

A água é um importante componente em um ecossistema. No caso da floresta amazônica, a água doce é abundante: trata-se da maior bacia hidrográfica do planeta. Seu principal rio é o Amazonas, que possui mais de mil afluentes (rios menores que nele deságuam), é o mais largo do mundo e grande responsável pelo desenvolvimento da floresta.


Jogos e Brincadeiras Da Floresta Amazônica

Jogos e brincadeiras indígenas

TUCUXI

Essa brincadeira é feita dentro d’água. São dois grupo de crianças, representando os botos e os pescadores. Os botos permanecem mergulhando e boiando. Quando saltam fora d’água, os pescadores tentam acertá-los com as flechas. Quem for flechado, morre e se quiser, troca de papel.

O boto Tucuxi é uma figura das mais tradicionais no imaginário popular amazônico. As histórias de boto são muito contadas e todas remetem ao fato de que o boto aparece nas festas, como um homem bonito, de branco e usando chapéu. É sempre disputado entre as mulheres, dada a sua classe e beleza.

PIRARUCU

Em círculo, de mãos dadas, uma criança no centro. Essa criança que está no centro desloca-se e ao pegar no braço do colega pergunta-lhe "qual é essa madeira?". A outra criança responde pelo nome de uma madeira da região. A seguir, o "pirarucu" apoia-se e senta-se nos braços de dois colegas, que o lançam para o ar. Prossegue assim até terminar a roda. Quando termina, começa a fuga. O pirarucu corre e tenta sair do "lago" simbolizado pela roda. O colegas, de mãos dadas, tentam impedir a saída com os braços, que representam madeiras fortes. Quem não consegue evitar a saída vai substituí-lo.

Referências

http://www.motricidade.com/index.php/repositorio-aberto/40-docencia/1194-brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna

https://educacaointegral.org.br/metodologias/por-que-integrar-o-brincar-ao-processo-educativo-das-criancas/#:~:text=J%C3%A1%20nos%20dias%20mais%20quentes,na%20piscina%2C%20mergulhar%20e%20boiar.

https://www.significados.com.br/bioma-amazonia/

http://www.alinepinheirofotografia.com.br/caraiva-espirito-livre/

https://br.pinterest.com/pin/363384263679634564/

https://territoriodobrincar.com.br/tag/terra-indigena-panara/


Por: Dennize Luiza Oliveira 

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário