Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2024

XADREZ EM AÇÃO - LABBRINC 2024

 



Projeto XADREZ EM AÇÃO - LABBRINC

Com a intenção de contribuir com a formação de sujeitos enxadristas, dentro de um contexto lúdico, interdisciplinar e relacionado à construção da autoria e da autonomia, este projeto extensionista aborda questões referentes à ação lúdica dentro da aprendizagem do jogo de xadrez, buscando destacar a importância para o desenvolvimento das representações simbólicas da consciência infantil e suas influências nos processos de aquisição do raciocínio lógico, da criatividade, da memória, da inteligência e da concentração. A ação lúdica é considerada uma atividade fundamental na vida da criança, permite o seu desenvolvimento cultural, o desenvolvimento da imaginação, do pensamento, da linguagem oral, da atenção, da memória e das funções simbólicas da consciência. Nossa hipótese reside no fato de que a ação lúdica, através da aprendizagem do jogo de xadrez,  pode colaborar de forma expressiva para o desenvolvimento das representações simbólicas da consciência e influenciar diretamente nos processos de apropriação da concentração, da memória, da criatividade, do raciocínio lógico, da inteligência e da construção da perspectiva espacial e social. Esta ação de extensão tem como objetivos resgatar a ação lúdica e a alegria na aprendizagem do jogo de xadrez, oportunizar às crianças vivências com o jogo de xadrez tradicional, promover a construção das funções simbólicas da consciência e ainda analisar as relações desta última com a apropriação da concentração, da memorização, da criatividade e do raciocínio lógico pela criança. Adotar-se-á as diretrizes metodológicas em pesquisa-ação, como instrumento pedagógico e científico para transformação das práticas sociais, sendo realizada com a participação ativa de crianças matriculadas em escolas públicas e privadas de Goiânia, também com  professore e discentes da UEG Unidade ESEFFEGO. Esta ação de extensão será realizada a partir da Teoria Histórico Cultural, criada por Vygotski e seus colaboradores. 

Muitas crianças, por não terem ainda se apropriado de certas categorias ou capacidades humanas que formam as bases orientadoras das aprendizagens na idade escolar, no caso particular, o desenvolvimento das chamadas representações simbólicas da consciência, não são capazes de corresponder às exigências advindas da escola e da própria família, com relação à aprendizagem de certos conteúdos escolares relacionados ao simbólico, à lógica, às representações espaciais, sociais e à memorização. E é justamente no jogo que se desenvolvem tais capacidades, promovendo o desenvolvimento de suas funções simbólicas da consciência, criando as bases para a compreensão dos signos e assim influenciando os processos psicológicos superiores. Daí a grande importância do ensino do xadrez de forma lúdica, resgatando tais elementos na esfera do simbólico, do espacial e do social, de forma a garantir o desenvolvimento pleno da criança.

            Objetivo Geral 

Democratizar o jogo de xadrez, resgatando o seu o componente lúdico para construção da função simbólica da consciência, impulsionando os processos psíquicos relacionados à memória, á logica, à criatividade, ao raciocínio, à inteligência e à construção da perspectiva espacial e social.

Metodologia

O enfoque metodológico adotado nesta ação de extensão,  é de caráter qualitativo, trabalhando com significados, motivos, valores e atitudes que não podem ser traduzidos de forma linear em números ou ainda em apenas indicadores quantitativos. (MINAYO apud DESLANDES, 2007, p.21). Neste trabalho busca-se resgatar na criança o seu caráter de sujeito social, histórico e cultural (criança-sujeito), dando a ela o direito de se colocar como autora das ações sociais dentro do brincar e, mais especificamente, dentro do universo do jogo de xadrez. A Teoria Histórico Cultural, escolhida para este projeto, se fundamenta essencialmente no fato de que o desenvolvimento psicológico humano é um processo complexo, cujas origens se encontram nas condições e organizações do contexto social e cultural, construídos ao longo das vivências do indivíduo, e ainda conceitua a criança como sujeito histórico, que possui e produz cultura, como ator que fala, que sente, que duvida, que brinca, que sonha, e que ainda é capaz de interpretar o mundo.  Sendo coerente com tais prerrogativas, escolheu-se então a metodologia da pesquisa-ação, que tem como princípio básico destinar a pesquisa científica a uma intervenção social através de uma mobilização de dimensão coletiva, gerando um processo de pesquisa-reflexão-ação, evidenciando um compromisso político e ideológico nas formas de abordagem dos problemas sociais (FRANCO, 2005, p.486).

 A pesquisa-ação tem como pressuposto básico que os sujeitos nela envolvidos formam um grupo com objetivos e metas comuns, com interesse em solucionar determinado problema que emerge do próprio contexto em questão, onde cada um atua desempenhando papéis diferenciados, onde os participantes se tornam protagonistas da própria pesquisa. (Pimenta, 2005, p.523). O pesquisador age de forma dialética, as mudanças a serem alcançadas, não são impostas, mas decididas coletivamente, por todos os sujeitos da pesquisa. O efeito de intervenção emancipatória da pesquisa-ação produz conhecimentos, sendo que tais conhecimentos devem voltar para a realidade concreta que descreve, a fim de provocar mudanças. (MONCEAU, 2005, p.470). Nesta ação extensionista, nos propomos a seguir as diretrizes epistemológicas da pesquisa-ação, assim como sugere FRANCO (2005), através de uma ação conjunta entre professores,  alunos da UEG, as crianças e seus pais. Todo o projeto será realizada com a comunidade infantil, e as aulas de xadrez realizadas na UEG Unidade ESEFFEGO em Goiânia,  com aulas nos turnos matutino e vespertino. Serão criados compromissos com a formação de procedimentos críticos reflexivos sobre a realidade da ação lúdica no jogo de xadrez, através de uma dinâmica coletiva reflexiva com uma contínua formação e emancipação de todos os sujeitos envolvidos.

            Nesta ação de extensão, as crianças possuirão voz, seus relatos, comentários, reclamações e digressões estarão sendo registrados e levados em consideração.

 Local e Horários


Unidade ESEFFEGO - GOIÂNIA - CENTRO DE EXCELÊCIA DO ESPORTE
Av. Oeste Setor Aeroporto
Goiânia - Goiás