Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Sertão Nordestino - Jogos e Brincadeiras

A região Nordeste tem várias características mas podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500.

Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima. Devido à presença de solos rasos e pobres, além da proximidade com a Linha do Equador, muitos estados possuem o clima semiárido, o que faz alguns rios secarem completamente, além de cidades inteiras ficarem sem chuva durante seis meses ou mais ao longo do ano.

Estados da região Nordeste











A região Nordeste apresenta a maior quantidade de estados do Brasil, mas isso não significa que ela é a maior em extensão territorial. Veja, em ordem alfabética, os estados do Nordeste e suas respectivas capitais. 
Alagoas (Maceió) ,Bahia (Salvador), Ceara(Fortaleza),Maranhão(São Luis do Maranhão), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Piauí (Teresina), Rio Grande do Norte(Natal), Sergipe(Aracaju).

Breve histórico da região Nordeste

A colonização portuguesa, iniciada em meados de 1530, iniciou-se pela região Nordeste. Isso porque ela foi a porta de entrada dos europeus em nosso território. Nesse período (século XVI), os portugueses iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar, produto muito disputado nos mercados do Velho Mundo, como ficou conhecida a Europa.

Esse cultivo foi muito bem-sucedido em várias áreas nordestinas, em especial no território que hoje corresponde ao estado de Pernambuco. O sucesso do plantio de cana deve-se a alguns fatores, como o clima quente e úmido no litoral nordestino e o seu solo fértil, conhecido como massapé, além disso, à certa proximidade com portos europeus.

Nessa época, o plantio da cana desenvolvia-se paralelamente ao surgimento de latifúndios e trabalho escravo, fosse com mão de obra indígena, fosse com mão de obra negra africana. A estrutura social era, basicamente, formada pelos senhores de engenho (os proprietários dos latifúndios), sua família e os trabalhadores, alguns assalariados, mas a maioria escravos.

O plantio da cana-de-açúcar foi a primeira atividade econômica após o processo de colonização do Nordeste.

Na Segunda Revolução Industrial foi implementado no Nordeste o cultivo do algodão, que era destinado, exclusivamente, para a Europa devido às indústrias têxteis que havia naquele continente. Esse fator aumentou mais o poder dos latifundiários, pois toda produção era controlada por eles e visava ao mercado externo, já que no Brasil não havia esse tipo de indústria.

Clima da região Nordeste

Como a região é localizada em uma área de baixa latitude, seu clima sofre pouca variação nas temperaturas ao longo do ano, tanto durante o dia quanto à noite. No entanto, há grande variação quanto ao volume de pluviosidade durante o ano, sendo mal distribuído na região, causando secas severas em alguns estados e abundância de chuva em outros.

Os climas encontrados no Nordeste são: equatorial, tropical semiárido, tropical continental e tropical litorâneo.

Já o clima tropical semiárido é o que mais predomina no Nordeste, com temperaturas acima dos 25 ºC o ano todo e baixa pluviosidade (menos de 1000 mm por ano). No verão, há presença de chuvas devido à influência das massas de ar equatorial continental e atlântica. A área de ocorrência desse clima é conhecida como sertão, que pode chegar a ficar oito meses sem chuva.

Relevo da região Nordeste

O relevo dessa região ajuda-nos a entender alguns

problemas relacionados à seca que ocorre no sertão. É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino.

Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Com altitudes de 800 m a 1000 m, funciona como uma barreira dos ventos úmidos que vêm do oceano Atlântico. Devido à altitude, os ventos úmidos do oceano precisam elevar-se, esfriando e perdendo umidade. Com isso, ao transpor a barreira planáltica, esses ventos estão secos, o que explica, de forma parcial, a seca em algumas áreas do interior nordestino.



Vegetação da região Nordeste

Devido ao clima quente e à variação no relevo, podemos encontrar cinco tipos de vegetação no Nordeste: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Mata dos Cocais e Manguezais.

A Mata Atlântica era uma grande floresta que ocupava uma área do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Localizada no litoral nordestino, essa floresta sofreu grande alteração por parte do ser humano no início da colonização: primeiro para a extração do pau-brasil, depois para o cultivo da cana, sendo a primeira vegetação desmatada do país. Atualmente possui algumas áreas preservadas na Bahia, onde há um rico cultivo de frutas.

Manguezal na cidade de Jandaíra, fronteira com Sergipe, Bahia.

No litoral do Nordeste, temos a presença de Manguezais, vegetações acostumadas a solos com alta salinidade devido ao contato com a água do mar. Nessa vegetação encontramos crustáceos, como caranguejos e siris, muito utilizados na gastronomia das praias nordestinas.

Atualmente, três grandes cidades são referência no assunto de urbanização e infraestrutura social: Recife, Fortaleza e Salvador. Essas cidades, durante o século XX, apresentaram melhor desenvolvimento econômico e social, adquirindo papel importante no Nordeste.

Principais atividades econômicas da região Nordeste

Podemos classificar as principais atividades econômicas do Nordeste distribuindo-as nas sub-regiões nordestinas: zona da mata, agreste, sertão e meio-norte.

Dentre as atividades econômicas, podemos citar o turismo, os centros comerciais, a produção de petróleo (tanto em terra quanto mar, na plataforma continental), a produção de sal marinho (Rio Grande do Norte) e as atividades industriais, como o pólo industrial de Camaçari, no litoral baiano. Destaca-se, também, a produção de cacau na Bahia, responsável por mais de 60% da produção dessa fruta no Brasil. O turismo também é uma importante fonte de renda no Nordeste, sendo Maragogi, Alagoas um dos pontos turísticos mais procurados.


Aspectos culturais da região Nordeste

A cultura nordestina é rica e bem diversificada. Devido ao passado colonial e à variedade natural, muitas manifestações artísticas retratam a vida dura do sertanejo, o homem do sertão, ou a luta pela sobrevivência no passado escravista.

Há também manifestações folclóricas que se baseiam na mistura que houve de povos, como nativos, negros e portugueses. Dessa forma, o artesanato, a gastronomia, as festividades e o vestuário remetem a uma grande miscigenação, dando à região traços de riqueza e diversidade.

Nas festividades, podemos citar o frevo, dança típica pernambucana que tem seu nome originado do verbo “ferver”, pois o ritmo é “quente”, rápido e bastante animado. Há também outros tipos de dança, como xote, forró e baião.

A capoeira, mistura de dança com luta, iniciou-se no Brasil no estado da Bahia, no período em que os escravos africanos lutavam contra os senhores em busca de liberdade e dignidade. Hoje é um evento praticado em todo o mundo, o que revela sua força, sendo considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

A literatura nordestina é riquíssima, com autores renomados no Brasil e alguns até no mundo. Dentre os mais importantes, podemos destacar Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Ferreira Gullar e Augusto dos Anjos.

Podemos mencionar, ainda na literatura, o cordel, uma espécie de poesia em que os versos rimam entre si. Essa literatura é marca registrada do Nordeste, e muitas histórias foram contadas dessa forma, passadas de geração para geração.

Na culinária, a mistura de povos também faz-se presente, além de englobar frutos do mar, utilizando-se das riquezas naturais. Como exemplo, temos o vatapá, a moqueca, o acarajé, o caruru, o mugunzá, a paçoca, a canjica, a rapadura, a buchada de bode, o bolo de rolo, e outras comidas típicas da região.




Brincadeiras Regionais

Pega chiclete

Jeito de brincar:

Uma criança é escolhida para ser o pegador, as demais são fugitivas

Quem estiver encostado (grudado igual chiclete) em algum lugar, como um muro,uma arvore ou algo do tipo, não pode ser pego.

As crianças que são fugitivas precisam ficar se deslocando pelo espaço. elas não podem ficar mais de um minuto no mesmo local, senão passam a ser o pegador.

Vence a criança que conseguir ficar trocando de posição sem ser pega por alguém.

Bandeirinha arreou

Jeito de brincar:

São formados dois grupos com o mesmo número de pessoas e um dos participantes tem que desenhar uma linha no chão, para dividir a área em dois campos.

No fundo de cada campo é colocada uma bandeirinha.

Quando uma criança grita "Bandeirinha arreou", um time tem que roubar a bandeira do outro e trazer para o seu campo.

Se um jogador entrar no campo adversário e for pego por alguém desse time, ele tem que ficar imóvel, como estátua, até que uma pessoa de sua equipe toque nele.

Ganha quem conseguir trazer a bandeira adversária para seu campo primeiro.


Referencias

https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/diversas/657-bandeirinha-arreou

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste.htm

https://www.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.curtamais.com.br%2Fuploads%2Fmidias%2Fd6e1fce148f153a17e1e2fd6982af097.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.curtamais.com.br%2Fgoiania%2F10-brincadeiras-antigas-que-as-criancas-de-hoje-precisam-aprender&tbnid=jkNcYmall7IiNM&vet=10CEUQMyiHAWoXChMI0IjD5-He9AIVAAAAAB0AAAAAEAI..i&docid=hhVasncbE1u55M&w=480&h=488&q=nordeste%20brincadeiras&ved=0CEUQMyiHAWoXChMI0IjD5-He9AIVAAAAAB0AAAAAEAI

https://www.google.com/search?q=maragogi&sxsrf=AOaemvIcivLkKThaES2DOK5UoyQJ9UhNww:1639330044781&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiK7vOn5N70AhW3r5UCHT2kATUQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1366&bih=568&dpr=1

Por: Camila Lima de Souza

Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira , Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Sertão Nordestino - Jogos e Brincadeiras

 Região Nordeste

A região Nordeste tem várias características bem peculiares a ela. Podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500.


Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima. Devido à presença de solos rasos e pobres, além da proximidade com a linha do equador muitos estados possuem o clima semiárido, o que faz alguns rios secarem completamente, além de cidades inteiras ficarem sem chuva durante seis meses ou mais ao longo do ano.

Clima e vegetação

Na Região Nordeste é possível identificar três tipos de climas: tropical, semiárido e equatorial úmido. O primeiro possui elevadas temperaturas e duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, O segundo possui temperaturas elevadas e chuvas irregulares, essa característica climática faz com que as áreas influenciadas sejam secas devido aos longos períodos de estiagem e no terceiro existe a predominância de uma grande umidade relativa do ar, além disso, demonstra elevadas temperaturas com chuvas regulares durante todo o ano.


Brincadeiras

1- Cuscuz

Jeito de brincar

Antes de começar a brincadeira, todos definem um lugar para funcionar como pique (uma cadeira de praia, por exemplo).

Os participantes fazem um "bolo" de terra ou de areia e fincam um palito ou um pauzinho no centro. Sentados em volta do "bolo", cada uma das crianças tem que tirar um pouco de terra na sua vez.

Mas tem que fazer isso de um jeito que não derrube o palito. Quem derrubar o palito vai pagar uma prenda (levar um castigo), determinada pelo grupo.


Vídeo da brincadeira https://mais.uol.com.br/view/12309254

2- Macaco foi à feira



Jeito de brincar:



Duas pessoas batem a corda e a terceira fica no meio, pulando e cantando os versos abaixo.

Quem segura a corda vai aumentando e diminuindo a velocidade.

Ganha quem demorar mais para errar (ou tropeçar).


Verso:

"O macaco foi à feira, não teve o que comprar
Comprou uma cadeira pra comadre se sentar
A comadre se sentou A cadeira esborrachou
Coitada da comadre foi parar no corredor"

Referências










segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sertão Nordestino - Jogos e Brincadeiras

 

Sertão Nordestino é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social ou econômico.

A vegetação predominante no Sertão é a caatinga. Esse tipo vegetativo é formado por um mosaico de florestas secas, contendo manchas de vegetação composta por arbustos. Além disso, algumas regiões possuem entradas de Mata Atlântica.

O clima na região é predominantemente semiárido com uma estação seca mais prolongada, o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Mesmo assim, nas regiões próximas ao rio São Francisco, mais precisamente na Bahia e Pernambuco, têm se desenvolvido atividades de fruticultura através de sistemas de irrigação que desviam a água necessária do São Francisco.

A cultura do sertão nordestino está intimamente ligada ao clima, como é fácil perceber, e à história de sua colonização (foi a primeira região interiorana do Brasil a ser colonizada). Devido à pressão das grandes plantações de cana-de-açúcar que se desenvolviam nas regiões mais úmidas, a criação de gado avançou pelo sertão e até hoje é uma das principais atividades da região e, embora incipiente se comparada às regiões centro-oeste e sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino.

BRINCADEIRAS

Sete Pecados

Essa brincadeira exige bastante agilidade e coordenação motora, então é indicada para crianças a partir de 6 anos de idade. Quanto mais crianças participarem, melhor!

Reúna os pequenos em círculo e uma criança fica responsável pela bola. Ela joga a bola para cima, enquanto diz o nome de um dos jogadores. Ele deve correr para pegar a bola antes que ela caia no chão e as outras crianças se espalham. Assim que a criança pegar a bola, outras param. Então, ela dá sete passos em direção ao jogador mais próximo e joga a bola nele, e quem for acertado será a pessoa a jogar a bola na próxima rodada.



Trem Maluco

O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla e no ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Em seguida, uma criança estende a mão para a frente, e o seu parceiro bate as palmas sobre elas. Então, a dupla bate palma sempre no ritmo da música. Para tornar a brincadeira ainda mais dinâmica, estimule os pequenos a cantarem mais rápido e agilizarem seus movimentos também.

O trem maluco

Quando sai de Pernambuco

Vai fazendo xique-xique

Até chegar no Ceará.

Rebola pai, rebola mãe, rebola filha,

Eu também sou da família,

Também quero rebolar.”



Referência

https://www.infoescola.com/geografia/sertao-nordestino/#:~:text=O%20Sert%C3%A3o%20Nordestino%20%C3%A9%20uma,estados%20da%20regi%C3%A3o%20nordeste%20brasileira.&text=A%20cultura%20do%20sert%C3%A3o%20nordestino,do%20Brasil%20a%20ser%20colonizada).

https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59474

https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/entretenimento-e-diversao/brincadeiras-e-atividades/15-brincadeiras-populares-de-regioes/

https://www.todoestudo.com.br/geografia/sertao-nordestino

https://muzeez.com.br/historias/brincadeiras-de-palmas/RyKMM386Bx6NEvgih

https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/palmas/

https://www.youtube.com/watch?v=D5yCd4o1XuY

Por: Dennize Luiza Oliveira 

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.




terça-feira, 23 de novembro de 2021

Bioma Floresta Amazônica - Jogos e brincadeiras

 

A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. Mesmo sendo o nosso bioma mais preservado, cerca de 16% de sua área já foi devastada, o que equivale a duas vezes e meia a área do estado de São Paulo.

O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta, como o aquecimento global. Amazônia é considerada um grande “resfriador” atmosférico e como maior abrigo da biodiversidade do mundo.


Brincadeiras

Curupira

Essa brincadeira é tradicional do Estado da Amazônia e é uma ótima opção para aqueles que procura jogo em grupo. Para quem não conhece o Curupira é um personagem do Folclore Brasileiro, ele é descrito como um menino de cabelos vermelhos e pés para trás, o objetivo do Curupira era proteger as matas.

Recurso

Lençol

Passo a passo da Brincadeira:

  1. A brincadeira se dará início quando o Curupira for escolhido. Com a ajuda do lenço os olhos do Curupira deverão ser vedados.

  2. Os demais participantes deverão formam um círculo em volta do Curupira. Um por vez, cada participante deverá perguntar: – “Curupira, o que é que você perdeu.”

  3. O “Curupira” deverá responder qualquer coisa, como, por exemplo: boneca, árvore, porta.

  4. O participante vendado deverá responder qualquer coisa e tira a venda. Nesse momento, o “Curupira”, ao notar que não vai ganhar a comida que deseja, o Curupira sai correndo atrás dos demais participantes. O primeiro participante a ser pego se torna o novo Curupira.

Buraco

As crianças da Região Amazônica, utilizam os caroços de do fruto de Tucumã (fruta típica da região Norte) esses caroços funcionam como uma espécie de bolinhas e gudes.

Recursos para a Brincadeira:

  • Caroços de Tucumã

Passo a passo da Brincadeira:

  1. Os participantes terão que fazer 3 buracos no chão de terra, cada buraco tem que ser feito a uma distância de três passos um do outro.

  2. Cada participante terá que dar três passos para longe do buraco e a brincadeira se iniciará, quando os participantes iniciarem o lançamento do seu caroço no primeiro buraco.

  3. Se todos acertarem o caroço no buraco na mesma jogada, partem para o segundo buraco com as mesmas regras. Quem chegar primeiro no terceiro buraco, vence a partida.


Referencias:

https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico

https://images.app.goo.gl/gUyBQctv2YdFgiDk6

https://minhasatividades.com/10-brincadeiras-da-regiao-norte/

https://images.app.goo.gl/zfu2imBqoU5MUAyd9

https://images.app.goo.gl/5Y62snuXhscY4w1D9

Por:  Karolayni Costa Silva

Colaboradores: Camila Lima de Souza, Dennize Luiza Oliveira, Geovana Costa e SIlva e  Renato Coelho.


sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Bioma Floresta Amazônica - Jogos e brincadeiras

O Bioma Amazônico corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia passa pelos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. Mesmo sendo o nosso bioma mais preservado, cerca de 16% de sua área já foi devastada, o que equivale a duas vezes e meia a área do estado de São Paulo. O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agro pastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. essas ações devastadoras são responsáveis por graves mudanças climáticas em todo o planeta, como o aquecimento global. Amazônia é considerada um grande “resfriador” atmosférico e como maior abrigo da biodiversidade do mundo.

Clima

Na região amazônica chove bastante e a temperatura é elevada, normalmente variando entre 22ºC e 28ºC. É o chamado clima equatorial úmido, que caracteriza algumas áreas próximas à linha do Equador. E como o clima interfere? Pelo que vimos até aqui, você já deve imaginar alguma forma… Por exemplo: de acordo com a intensidade das chuvas sobe o nível dos rios; com o aumento do nível dos rios algumas áreas podem ser alagadas e, uma vez alagadas, essas áreas podem ser mais ou menos adequadas à vida de determinados vegetais e animais.

Relevo

As planícies são constantemente inundadas pela água dos rios. Na região de planaltos existem algumas serras, como as de Taperapecó, Imeri e Parima. Ficam na Amazônia as formações de relevo mais baixa – planície Amazônica – e mais alta – planalto das Guianas – do país. É nesse planalto que se encontra o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, com cerca de 3.015 metros. Compõem o bioma Amazônia planícies (terrenos com pouca variação de altitude), depressões (tipo de relevo aplainado, onde são encontradas colinas baixas) e planaltos (terrenos com superfície elevada).

Solo

O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região. Em áreas desmatadas, as fortes chuvas “lavam” o solo, carregando seus nutrientes. É o chamado processo de lixiviação, que deixa os solos amazônicos ainda mais pobres. Apenas 14% de todo o território pode ser considerado fértil para a agricultura.

Mas se apenas essa pequena parte é fértil, como existem tantas árvores? Aqui está um dos pontos essenciais para o equilíbrio do ecossistema.

Neste processo a camada de húmus tem um papel fundamental. Além disso, os poucos nutrientes presentes no solo são rapidamente absorvidos pelas raízes das árvores, e estas plantas, por sua vez, tornam a liberar nutrientes para enriquecimento do solo. Trata-se de uma constante reciclagem de nutrientes.

Cultura

Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça, pesca e no extrativismo fonte de alimentação e renda. Além disso, alinham a esse modo de vida conhecimentos tradicionais que contribuem para a conservação do bioma e, assim, para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Grupos indígenas, como os Yanomami, os Ashaninka, os Matis, os Marubo e os Kayapó, habitam a Amazônia há milhares de anos e lentamente acumularam um conhecimento detalhado sobre a floresta tropical úmida e os métodos para dela tirar sua subsistência.

JOGOS DA FLORESTA AMAZONICA

Descrição das brincadeiras

SOL E LUA - üacü rü tawemüc’ü

Essa brincadeira também é conhecida em outras localidades com outros nomes como PASSARÁ DE BOMBARÉ.

Crianças dispostas em coluna, segurando na cintura do que está à frente. Duas outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte", mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias vezes.

Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos. Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças passam, têm-se dois partidos. A duplas mantém os braços dados, e todos mantêm-se segurando na cintura do colega da frente. Vão puxar-se, para ver que partido ganhará. Ganhará aquele grupo que conseguir "puxar" o outro. E puxam várias vezes, marcando ponto para quem consegue derrubar ou desarticular o outro partido.

Nesse jogo vê-se não somente o uso da força. Surge a questão do poder de decisão, que é colocado em evidência. É dada à criança a opção de escolha do partido ao qual quer pertencer. Além disso é também trabalhada a noção de equipe, de conjunto, pois é todo um partido fazendo força para puxar o outro partido.

CABAS - Maë

Essa é uma brincadeira conhecida em todas as comunidades por nós visitadas. As crianças são divididas em dois grupos: um de roçadores e outro que representa as cabas. Essas sentam-se frente à frente numa pequena roda, cada uma segurando na parte de cima da mão do outro, como se fosse o ninho de cabas. Cantam e balançam as mãos para cima e para baixo. Os roçadores fazem movimentos com os braços, como se estivessem roçando sua plantação até chegar próximo ao ninho de caba. Um deles, sem perceber bate no ninho e as cabas saem a voar e a picar os roçadores. É um salve-se quem puder.

As cabas ou marimbondos são insetos muito comuns nas matas. Uma picada de caba pode ocasionar muita dor, febre e moleza na pessoa, que às vezes fica um dia sem poder trabalhar, dependendo do local onde foi picado. A moral dessa história é que "quem mexe em casa de caba acaba picado por ela".

O Senhor João Farias, morador dessa localidade, explicou algumas passagens da história dos Tikunas, inclusive a origem dessas brincadeiras. Ele disse que "Yoí foi o primeiro homem que existiu. Ele era só no mundo. Então, perto dele existia essa caba. O nome dessa caba era MATIE, e ela não queria que ninguém existisse no mundo. A caba vivia brigando o tempo todo com Yoí. Quando Yoí tirou as crianças do seu joelho (a origem dos Tikunas conta que Yoí e seus irmãos nasceram do joelho de Nhupata, pai de todos), a caba continuou querendo matá-lo e as crianças também. As cabas viviam numa casa, construída no galho da árvore, que balançava ao vento. Então essa história conta essa briga do Yoí com as cabas".

É exatamente essa a história que as crianças contam nessa brincadeira. Até os movimentos do ninho balançando na árvore é bem representado pelas mãos colocadas uma sobre a outra.


REFERÊNCIAS

https://amazonialatitude.com

http://www.motricidade.com/index.php/repositorio-aberto/40-docencia/1194-brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna#:~:text=SOL%20E%20LUA%20%2D%20%C3%BCac%C3%BC%20r%C3%BC,mantendo%20as%20m%C3%A3os%20dadas%20acima.

https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico#:~:text=O%20Bioma%20Amaz%C3%B4nico%20chega%20ocupar,Mato%20Grosso%2C%20Rond%C3%B4nia%20e%20Tocantins.

Por: Camila Lima de Souza

Colaboradores: Dennize Luiza Oliveira , Geovana Costa e SIlva, Renato Coelho e Karolayni Costa Silva.